A Vigilância Ambiental em Saúde resgatou no último sábado (10), no Parque Residencial Convívio, região sul, um morcego frugívoro (Artibeus lituratus) que estava com comportamento não habitual à espécie, pois entrou voando em uma residência em plena luz do dia.
Os morcegos têm hábitos noturnos, por isso o comportamento apresentado sugeriu que o animal estivesse com possível alteração neurológica, manifestação clínica presente em casos de raiva.
O morcego foi encaminhado para exame de diagnóstico de raiva e o resultado foi positivo. O morcego encaminhado teve um possível contato com cães, previamente vacinados, que residem na residência e, portanto, iniciaram um esquema de pós exposição de risco recebendo mais duas doses da vacina antirrábica, de acordo com a recomendação técnica do Instituto Pasteur, órgão da Secretaria de Saúde do Estado que realiza as ações de vigilância e controle da raiva.
Na segunda semana de setembro a Vigilância Ambiental em Saúde estará realizando a etapa urbana da campanha de vacinação contra a raiva de cães e gato, portanto é importante que os tutores levem seus animais para serem imunizados, pois se tiverem contato com morcegos infectados, estarão protegidos e não se tornarão uma fonte de infecção para o homem.
O Canil Municipal (38111515), localizado na Avenida Itália, s/n, Lavapés, é um posto permanente de vacinação antirrábica e atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 16h30. O bem-estar do cão e do gato faz parte da promoção da saúde humana.
Recomendações
Não tente capturar os morcegos. Caso encontre um morcego caído e/ou pousado em local não habitual à espécie, importante isolar o animal, manter cães e gatos afastados e acionar a Vigilância Ambiental em Saúde (38135055) que atende de segunda a sexta-feira das 7h às 17h.
Após o horário comercial, finais de semana e feriado, o plantão será acionado através do 199 da Guarda Civil Municipal. Vacine anualmente seus cães e gatos contra a Raiva.
Sempre que houver um acidente, por exemplo, contato com morcego, mordida ou arranhadura causado por cão, gato ou outro mamífero, lave bem o local com água e sabão e procure imediatamente o serviço de saúde. Lembre-se, a raiva é uma doença fatal, que acomete todos os mamíferos, inclusive o homem.
Sobre os morcegos frugívoros
Morcegos frugívoros se alimentam de frutos, são importantes dispersores de sementes, pois têm o trânsito intestinal rápido e defecam em pleno voo as sementes ingeridas que ao atingirem o solo germinam e recuperam, principalmente, áreas degradadas. Morcegos não hematófagos não são alvos de controle em saúde pública, são animais silvestres protegidos por legislação ambiental.
Serviço
Vigilância Ambiental em Saúde
Rua Major Matheus, 07, Vila dos Lavradores
Fone: 38135055
Compartilhe esta notícia