Vigas do viaduto que ligará o Jardim Paraíso ao Jardim Cristina começam a ser instaladas

Fotos Prefeitura de Botucatu

 

Nesta segunda-feira, 22, as vigas que darão suporte ao viaduto que ligará os bairros Jardim Paraíso e Jardim Cristina começaram a ser instaladas. Quatro guindastes com capacidade para içar entre 90 e 700 toneladas levantaram as primeiras das 32 vigas pré-moldadas de concreto necessárias em toda a obra. Cada uma delas possui 35 metros de comprimento e pesa 70 toneladas.

Além do trabalho de instalação das vigas, a região do Parque Municipal “Joaquim Amaral Amando de Barros”, no Jardim Paraíso, está recebendo obras de drenagem. A área embaixo do viaduto também já está recebendo serviços de terraplanagem e a construção de rampas e escadas de acesso. O córrego do Lavapés, que passa ao lado da linha férrea, está sendo canalizado com gabiões.

“Tenho acompanhado de perto a obra e tenho visto o belo trabalho dos 45 funcionários que estão levantando o nosso viaduto. Só quem passa perto da obra consegue ver a grandiosidade deste equipamento que será muito benéfico para o trânsito em Botucatu, em especial nos locais de grande fluxo, como a Rua Major Matheus e a Avenida Floriano Peixoto”, afirma o Prefeito Pardini.

Após a instalação das vigas, a empresa Contersolo, responsável pela construção do viaduto, iniciará a concretagem da laje da via.

“Assim como as vigas, a laje do viaduto será composta de placas pré-moldadas. Estamos em um ritmo bom de trabalho, com aproximadamente 60% da obra concluída. Acredito que, se tudo continuar dando certo, nos mês de abril de 2019 conseguiremos entregar a obra completa”, cita Maycon Palma, engenheiro da obra.

O viaduto terá aproximadamente 140 metros de extensão, 20 metros de altura e 20 de largura. Para a obra serão utilizados 350 toneladas de aço e 5 mil m² de concreto.

Além do viaduto, a obra que compreende a primeira etapa do Anel Viário de Botucatu contará com duas avenidas que interligarão a ponte à Rodovia Alcides Soares e também às 992 unidades habitacionais do Residencial Cachoerinha. Cada uma delas terá aproximadamente 640 metros de extensão e largura de 10,5 metros. A abertura dessas vias e a terraplanagem já começaram a ser realizadas e a expectativa é que as avenidas sejam finalizadas junto ao viaduto.