A Unesp de Botucatu, uma das maiores do Estado, iniciou nesta segunda-feira (18) a Recepção Unificada dos cerca de 600 estudantes de todos os cursos em atividade na unidade: Ciências Biológicas [Licenciatura e Bacharelado], Ciências Biomédicas, Nutrição, Física Médica, Engenharia Agronômica, Engenharia Florestal, Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia, Medicina Veterinária, Zootecnia, Enfermagem e Medicina.
O evento de abertura foi realizado no auditório do campus da Fazenda Lageado e contou com a presença dos diretores de cada uma das faculdades da Unesp no Município [IB, FCA, FMVZ e FMB]. Além da mensagem de boas-vindas, os calouros puderam ouvir apresentações da equipe da Biblioteca do Campus, palestras sobre HIV/AIDS e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Vivência Universitária.
O Prof. Celso Antonio Rodrigues, diretor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) e presidente do Grupo Administrativo do Câmpus de Botucatu (GAC), enalteceu a oportunidade que estes estudantes têm em cursar uma universidade pública como a Unesp.
“Toda população, através do ICMS, mantém toda essa estrutura. Bem poucos têm essa oportunidade e responsabilidade. Mas apenas formar bons profissionais não é suficiente. O propósito da universidade é também aprimorar e evoluir a formação do cidadão. Tenham orgulho de estudar numa das melhores escolas do mundo”, discursou.
Os professores Pascoal Barreti e Carlos Frederico Wilcken, diretores da FMB e FCA, respectivamente, destacaram a luta da Universidade em coibir o trote. A Unesp conta desde 1999 com uma norma interna [Resolução 86, Art.3º] na qual destaca que não será tolerado qualquer tipo de ato estudantil que cause, a quem quer que seja, agressão física, moral ou outras formas de constrangimento, dentro ou fora da Universidade.
“A Recepção Unificada tem sido responsável no combate aos trotes. Eles têm dificuldade em acabar, mas a cada ano o objetivo é que diminuam até o dia que tenhamos o trote zero”, diz Barreti. “Até onde acham que isso é uma integração, uma brincadeira, tudo bem. Mas tudo tem limite. Queremos virar essa página”, complementa Wilken.
O diretor do Instituto de Biociências, Prof. Cesar Martins, lembrou a importância do IB na formação da maioria dos estudantes que ingressam em Botucatu, uma vez que muitas das aulas básicas na Graduação ocorrem no instituto. Também fez coro para que os primeiro anistas possam aproveitar tudo o que a Universidade reserva.
“São cursos, estágios, eventos, aprimoramento. Um conjunto de atividades bastante extenso. É isso que vai fazer o diferencial. Esperamos que daqui alguns anos saiam daqui profissionais altamente capacitados. Mas com o mais importante: comprometimento social. Existe uma sociedade lá fora que precisa de profissionais competentes e atuando com ética”, comenta.
O secretário municipal de Educação, Prof. Valdir Paixão, também prestigiou a recepção aos calouros. Em sua fala, ele aconselhou que os recém-chegados possam aproveitar de forma intensa e responsável a estadia na Cidade, que a partir de agora fará para sempre da história de cada um.
“Vocês passam a deixar marcas importantíssimas em nossa Cidade. Uma cidade que tem muito orgulho de ter uma instituição como a Unesp, uma universidade que tem enfrentado seus desafios e não vai retroagir. Sejam bem vindos. Tragam o que de melhor puderam trazer para cá e levem o que de melhor podemos oferecer a cada um”, diz.
Mais sobre a recepção
Ao longo desta primeira semana, os novos alunos participam ainda de uma série de atividades de integração que auxiliam no processo de fortalecimento dos vínculos com a Universidade. Cotas, movimento estudantil, agroecologia, questões de gênero e trote são alguns dos temas discutidos junto aos universitários, que ainda participam de diversas oficinas como de Primeiros Socorros, Meditação, Compostagem, Teatro, entre outros.
A programação completa das atividades de Recepção, bem como o “Manual do Calouro” que traz informações essenciais ao universitário como alimentação, moradia, transporte, projetos de extensão, telefones úteis, entre outras dicas, podem ser encontrados no site http://www3.ibb.unesp.br/recepcaounificada.
4toques comunicação
Compartilhe esta notícia