Em comemoração aos cinco anos de atuação na cidade de Botucatu, a Guarda Civil Municipal (GCM) promove uma semana com atividades especiais para homenagear a primeira turma de formandos e agradecer a população pela confiança no trabalho executado ao longo desse tempo.
As festividades terão início na segunda-feira (18), ? s 20 horas, com uma solenidade na Câmara Municipal. Será um momento especial, de valorização do trabalho realizado pelos nossos agentes ao longo desses cinco anos. Foi uma trajetória difícil até que a Guarda Civil Municipal de Botucatu viesse a se transformar em uma referência de boa conduta e eficiência para todo o Brasil. Por isso o momento é de comemoração, declara o secretário municipal de Segurança, Adjair de Campos.
Durante a solenidade serão condecorados os guardas que compuseram a primeira turma da corporação. Também será feita a nomeação do GCM Iwerton Felipe de Almeida para o cargo de inspetor e acontecerá a entrega de láurea de mérito pessoal a alguns agentes que obtiveram destaque no desempenho de suas funções.
A programação também inclui homenagens para autoridades que contribuíram para o crescimento da corporação e sua valorização junto a sociedade botucatuense como a juíza de direito Adriana Toyano Fanton Furukawa; o delegado seccional de Botucatu, Dr. Antônio Soares da Costa Neto; o capitão da PM José Semensati Júnior; o advogado Laudenir Lopes Gaste, membro da Comissão de Ética da OAB-Botucatu; o delegado Celso Olindo, titular da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) e o instrutor de tiro, Marcelo Danfenback.
Teremos outras atividades ao longo da semana para celebrar esses cinco anos de atividades. Nossa maior satisfação é ver a evolução da corporação ao longo desse tempo. Isso nos estimula a continuar honrando nosso lema que é proteger e servir a comunidade sempre, afirma o comandante Paulo Renato da Silva.
Na terça-feira (19), a partir das 9 horas, próximo a unidade de saúde do Jardim Iolanda, acontecerá o plantio de 65 árvores, com participação do Grupo de Prevenção Ambiental (GAPE) e de filhos dos GCMs. Já no dia 20, ? s 8h30, na sede da Guarda Municipal, o Prefeito João Cury Neto se reunirá com as crianças do Projeto Cidadania e Civismo.
Para terminar a semana, no dia 21, a partir das 10 horas, será aberta uma exposição de fotos que retratam parte da trajetória da GCM nesses cinco anos de atuação. O evento será realizado em frente ao Paço Municipal e também contará com a presença do prefeito João Cury.
{n}Momento importante{/n}
Comandante da GCM enfoca que este é um momento de grande importância, pois a GCM passou a ser reconhecida pela comunidade, e desde o começo este era o desejo de todos os guardas. Ganhamos um ótimo reconhecimento, tanto da população quanto da administração, que reformulou a GCM, investiu e dobrou o nosso efetivo. Além do apoio que o nosso prefeito tem nos dado, cobrando resultados e acompanhando de perto o nosso dia-a-dia, diz Paulo Renato.
Já o secretário de Segurança Pública Adjair de Campos ressalta que no início dos seus trabalhos, a GCM contava com 30 guardas e hoje, cinco anos depois, a corporação trabalha com 65 agentes. O reflexo do aumento do efetivo foi a crescente procura pelos serviços. Apenas no ano de 2010, a GCM realizou mais de 30 mil ações. Levantamentos indicam que em 2011, o telefone de emergência recebe, em média, mais de 1.500 ligações por mês, frisa.
Lembra Campos que em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento. Cita, dentre eles: GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.
Fotos: Jornal Acontece Botucatu
Compartilhe esta notícia