O Sindicato do Comércio (Sincomercio) de Botucatu e região vai realizar entre os dias 6 a 10 de maio de 2013, o Curso de Libras para as empresas e empregados do comércio varejista, em parceria com o Senac.
As inscrições para as 35 vagas disponíveis são gratuitas e os interessados devem comparecer com todos os dados da empresa na sede do Sincomercio até o dia 3 de maio. Caso a procura seja maior do que a oferta, novas turmas serão abertas.
A presidente da entidade, Fátima Baldini, explica que o objetivo da ação é melhorar o atendimento oferecido aos portadores de necessidades especiais. Devemos aprimorar nosso relacionamento e comunicação com essas pessoas que são grandes frequentadoras dos corredores comerciais de Botucatu, e por isso, há a nossa preocupação em atendê-las da melhor forma possível. Além de ser um desafio, pois é como aprender outro idioma, quando aprendemos nos sentimos bem ao conseguir nos comunicar mais claramente, comentou.
Como não haverá vaga para todos os empresários e funcionários, a presidente acredita que cada participante poderá contribuir com a divulgação e aprendizagem da Linguagem Brasileira de Sinais. Quem fizer o curso poderá ser um multiplicador da linguagem de sinais, pois muitas pessoas que não tenham acesso a estas informações podem conhecer alguém com essa deficiência e não saber como se fazer entender. Além disso, todas as empresas vão receber um cartaz com o alfabeto em libras para facilitar a comunicação com os deficientes, completou Fátima Baldini.
Para Diogo Vieira Ligo Teixeira, gerente do Senac de Botucatu, a pessoa com deficiência também quer ser bem atendida e conseguir fazer suas compras com certa facilidade. É uma questão de inclusão tanto dos portadores de necessidades especiais como dos funcionários do comércio, que muitas vezes encontram dificuldades até mesmo pela falta de aprendizado de libras, o que dificulta o atendimento”, diz, lembrando que as aulas serão realizadas das 19 ? s 22 horas, na sede do sindicato na Rua Amando de Barros, 817 conjunto 11 Centro Botucatu.
Compartilhe esta notícia