O pesquisador da UNESP de Botucatu, Jaime de Souza Neto, em parceria com a Vigilância Epidemiológica Vetores e Zoonoses da cidade de Bebedouro-SP, realizou uma ação de captura de mosquitos Aedes Aegypti, para o desenvolvimento de estudos da genética do inseto encontrado na referida cidade. A ação foi realizada em uma indústria da cidade.
Segundo o pesquisador da UNESP, o estudo tem como objetivo garantir a saúde pública do município. “Buscamos entender qual a forma que os Aedes Aegypti de Bebedouro se influenciam com o vírus da dengue, e demais arboviroses. Essa parceria com Bebedouro é muito positiva”, comenta o pesquisador. A coordenadora do setor de Vetores e Zoonoses da cidade, Regina Melanda, afirma que essa parceria é fundamental para o reforço das ações concretizadas diariamente. “O trabalho conjunto é muito importante, e a Prefeitura busca ser uma ferramenta a mais, garantindo a saúde pública da população. Ação que abrange nossas condições de atuação e facilita o trabalho dos agentes.
O programa de controle as arboviroses desenvolvido pela UNESP, começou a ser estabelecido no ano de 2010 nos Estados Unidos, sendo desenvolvido no Brasil em 2011. Já em 2013, o projeto foi aprovado na FAPESP no valor de mais de R$ 1 milhão, para que fosse implantado em Botucatu.
Compartilhe esta notícia