Outro projeto a ser discutido será uma denominação de rua
Nesta segunda-feira, 21, a Câmara de Botucatu realiza sua trigésima sexta sessão ordinária da atual legislatura. Um dos assuntos em pauta é o uso intenso de celulares por crianças.
De acordo com a justificativa do autor do texto que pretende criar a “Semana de Conscientização e Prevenção sobre os males causados pelo uso intenso de celulares, tablets e computadores, a bebês e crianças”, vereador Silvio dos Santos, o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, aponta que cerca de 20% das crianças em idade escolar apresentam algum problema de visão, salientando que as crianças são mais suscetíveis ao excesso do uso de telas, por estarem em fase de formação.
“Lembrando que explorar o mundo ao vivo e sem telas melhora a coordenação e a visão desses bebês, sendo essencial que aprendam conceitos enquanto interagem com pessoas e objetos reais, e os celulares, tablets e computadores emitem uma taxa de luz azul que dificulta a produção de melatonina, hormônio responsável pelo sono”, disse o vereador.
O projeto pretende fomentar a realização de campanhas de prevenção que incentivem as crianças a realizarem atividades em ambientes externos diariamente, não aproximar demais os olhos dos celulares, tablets e computadores, a cada 1 hora tirar os olhos das telas e focalizar objetos distantes, que o uso desses equipamentos, por crianças de 2 a 5 anos, já que nesta fase existe boa parte de seu desenvolvimento ocular.
A sessão contará ainda com uma denominação de rua, de autoria do vereador Curumim e uso da tribuna livre sobre os 20 anos da instalação do juizado especial federal de Botucatu, a ser explanado por representante do 31ª Subseção Judiciária Federal de Botucatu.
A sessão começa às 19h00, aberta ao público e com transmissão ao vivo pelo site, Facebook, YouTube e TV Câmara Botucatu (canais 31.3 da rede aberta e 2 da Claro NET TV).
Compartilhe esta notícia