Dezenas de caminhões de terra e cascalho foram jogados durante o dia de hoje para dar continuidade aos serviços de contenção da erosão encontrada próxima ao Condomínio Araucária, no Jardim Paraíso em uma Área de Preservação Ambiental (APA).
A deformação geográfica ocorreu por conta do grande volume de água das chuvas dos últimos dias e a erosão com 10 metros de profundidade e 20 de largura, alcançou o alambrado e está ha cerca de oito metros do primeiro prédio no bloco 10.
O trabalho das máquinas foi acompanhado pelo secretário de Obras, Nivaldo Vizotto, que determinou a abertura de um espaço no alambrado para facilitar a entrada e saída dos caminhões. Onde os caminhões estavam entrando corriam o risco de ficarem atolados. Pedimos autorização aos responsáveis pelo condomínio e abrimos este espaço no alambrado para despejar a terra no buraco, frisou Vizotto.
O secretário adianta que a Prefeitura se prontificou a realizar um trabalho provisório no local, para conter o avanço da erosão e impedir que ela avance. Vamos cobrir um espaço e colocar uma tubulação de ferro com 10 metros para que as águas pluviais não sejam mais despejadas na área de erosão, disse Vizotto.
Para agilizar o processo, prossegue Vizotto, o trabalho deverá ter prosseguimento neste sábado. Estamos numa situação emergencial, pois a erosão avançou muito e procuramos passar isso aos funcionários que operam as máquinas. O objetivo é concluir esse trabalho provisório o mais rápido possível, colocou o secretário de Obras.
Antes de apontar responsáveis por possíveis erros estruturais de projeto de vazão das águas do condomínio, a Prefeitura de Botucatu organizará uma reunião na próxima semana, com representantes da Caixa Econômica Federal e da Residem, empresa administradora do empreendimento, para estudar a melhor solução e definitiva para o problema concentrado próximo a uma área de preservação permanente.
Vale lembrar que o Condomínio Araucária tem um conjunto de 10 blocos de prédios habitacionais, com 16 apartamentos cada um (totalizando 160 unidades) e fica na Rua José Barbosa de Barros, nº 1486, região do Jardim Paraíso. Os moradores já estavam bastante apreensivos com a possibilidade de essa erosão aumentar. Por isso, é muito importante este trabalho que vem sendo realizado, comentou o vereador Abelardo que vem acompanhando o problema.
Fotos: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia