
Antes do recesso legislativo da Câmara Municipal de Botucatu, o vereador Sargento Laudo [PP] encaminhou uma solicitação que vem de encontro com o desejo de muitos protetores de animais e de pessoas que dependem do transporte coletivo, que é uma proposta de um Projeto de Lei para disciplinar o transporte de animais domésticos no Serviço de Transporte Coletivo da cidade. Nos últimos meses o vereador tem se destacado por proposituras em favor da causa animal.
De acordo com a solicitação, o tema é carente e necessita de uma regulamentação para que não dependa da interpretação do motorista no momento do embarque. “Hoje nós não temos, no nosso município, uma regulamentação referente a esse assunto. Eu ouvi relatos de pessoas que já passaram por situações problemáticas em relação a isso e, como homem público, quero dar minha contribuição para superar essa dificuldade”, diz o vereador. Existem munícipes que relatam que já tiveram problemas ao tentarem embarcar com animais em determinados dias e nenhum problema em outros, dependendo da linha ou do condutor.
No requerimento, encaminhado ao prefeito Mário Pardini, o vereador cita que municípios como São Paulo, Londrina e São José dos Campos já fizeram essa regulamentação com sucesso.
“Os animais domésticos fazem parte do convívio familiar e, em alguns casos, são essenciais para a locomoção de seus proprietários, como, por exemplo, os cães guias. A ideia de regulamentar é para que possamos disponibilizar um meio de transporte aos donos de animais que não têm veículo próprio sem prejudicar a comodidade e a segurança dos usuários do transporte coletivo”, defende.