Reunião define fiscalização em depósitos de bebidas a partir desta quinta (13); proprietário discorda de medida

Cidade
Reunião define fiscalização em depósitos de bebidas a partir desta quinta (13); proprietário discorda de medida 12 abril 2017

Fotos: Acontece Botucatu

Reunião entre Prefeito e forças de segurança ocorreu nesta tarde

A notícia do Acontece Botucatu nesta quarta-feira, dia 12, sobre a medida tomada pelo Prefeito Mário Pardini de decretar que depósitos de bebidas fechem às 22 horas de segunda a sábado e às 14 horas aos domingos causou muita polêmica. O decreto passa a vigorar já nesta quinta-feira, dia 13 e a Guarda Municipal irá fiscalizar o funcionamento correto dos estabelecimentos.

Na tarde desta quarta-feira Mário Pardini reuniu as forças de segurança da cidade em seu gabinete para discutir a posição adotada e o Acontece Botucatu acompanhou a reunião. Participaram o Comandante de Operações do 12º Batalhão de Polícia Militar, Major Semenssati, o Comandante da 1ª CIA da Polícia Militar, Capitão Alexandre Cagliari, o Secretário Municipal de Segurança e Direitos Humanos Dr. Adjair de Campos, o Comandante da Guarda Civil Municipal Sérgio Bavia, além do Delegado Assistente da Seccional de Polícia Civil Dr. Lourenço Talamonte.

Em pauta, o início das operações para avisar e conscientizar proprietários de estabelecimentos sobre o decreto. No encontro, tanto Polícia Militar, como Guarda Civil Municipal, apresentaram ao Prefeito Mário Pardini alguns números da segurança na cidade com relação ao consumo de álcool. As chamadas forças de segurança apoiaram a decisão.

Cagliari: “Tenho um estudo aqui sobre o aumento de 70% dos crimes nas proximidades”

“Acho excelente a medida tomada pela Prefeitura. Depósito de bebida não é bar. Alguns usam o depósito como se fosse um bar a céu aberto. Precisam de toda uma documentação para funcionar dessa maneira. Como funcionam hoje, os depósitos incentivam o consumo de bebida por parte dos jovens. Eu tenho um estudo aqui sobre o aumento de 70% dos crimes nas proximidades”, diz Capitão Cagliari.

O policial afirmou que com baixo efetivo, a Polícia Militar não pode se dar ao luxo de desviar viaturas do patrulhamento para conter jovens que fazem ingestão de álcool. Salientou a dificuldade da Polícia Militar, pois, em sua opinião, esses locais de aglomeração também servem de abrigo para quem comete crime na região.

“Tivemos vários casos onde carros, casas e escritórios eram furtados e até roubados e os marginais se infiltravam depois nesses locais. E como vamos achar o autor no meio de tantos jovens em uma aglomeração como essa? Tenho casos de tráfico de entorpecente registrados na aglomeração de jovens na frente desses estabelecimentos e como vou identificar e pegar o traficante no meio de tanta gente? Eles agem ali, todo mundo sabe, alguns donos sabem, pois eles mesmos já procuraram a polícia. Sem contar os acidentes e infrações de trânsitos sob o efeito do álcool. Eu não posso disponibilizar uma viatura que deixará de proteger a população apenas para tomar conta de jovem que vai beber nesses locais. O dono de um depósito é o responsável por isso, não pode na conta da Polícia. Por isso apoio a decisão”, conclui Cagliari ao Acontece Botucatu.

Adjair de Campos diz que notificação começará ainda hoje

Na mesma linha vai o Secretário de Segurança e Direitos Humanos Adjair de Campos. Ele disse que o uso de álcool está causando aumento nas estatísticas de danos ao patrimônio público. Caberá a Guarda Municipal a fiscalização.

“Vamos notificar e fiscalizar os estabelecimentos a partir de hoje. Em caso de desobediência, nós vamos lacrar e na reincidência a pessoa estará incorrendo em delitos penais. Você observa que esse uso abusivo da bebida tem causado um aumento da criminalidade e vítimas no trânsito. Temos aumento de furto, depredação e danos ao patrimônio público que são registrados pela Guarda, por conta do vandalismo causado pelo uso do álcool nesses locais”, afirmou o Secretário.

Outro lado – proprietário desabafa

O caso dividiu a população. Diversas pessoas criticaram a posição tomada pelo Prefeito Mário Pardini, em especial os clientes e proprietários de depósitos de bebidas.  Caso de Demian Guimarães, o Deco, dono de um depósito da Avenida Santana, área central de Botucatu.

Ao Acontece Botucatu ele disse que empregados e suas famílias serão prejudicados. Afirmou também que não houve prazo para que os comerciantes pudessem se adaptar à medida.

Deco: “Poderiam ter nos avisado antes para evitar o acumulo de estoque e os grandes prejuízos que teremos”

“Fechar os depósitos de bebidas às 22 horas é razoável, pois entendo que a Prefeitura tem o poder de polícia, deve atender ao bem comum e delimitar os horários de funcionamento do município. Mas creio que poderiam ter nos avisado antes para evitar o acumulo de estoque e os grandes prejuízos que teremos, bem como permitir ao menos um mês de aviso aos funcionários. Não pensaram nas famílias que trabalham e vivem desse ramo”, pontuou.

Deco também criticou a decisão do fechamento mais cedo aos domingos. Para ele se trata de um dia importante de trabalho garantido por lei.

“Razoável seria uma adaptação, reduzindo aos poucos e trabalhando em conjunto, Prefeitura, segurança pública e depósitos. Mas restringir os depósitos de trabalhar aos domingos após às 14 horas fere princípios constitucionais, sendo um deles o da livre concorrência, pois estarão abertos os concorrentes, como supermercados, bares, lanchonetes, conveniência e afins. Espero do fundo do coração que revejam esta atitude e nos deem uma adaptação de horários, descendo da meia noite às 23 horas e, se não resolver, aí sim fechamos às 22 horas. Mas o domingo é ilegal e iremos atrás de nossos direitos”, explanou Deco Guimarães ao Acontece Botucatu.

Relembre o caso

Pardini anunciou na manhã desta quarta decreto que obriga novo horário por parte dos depósitos

Os depósitos de bebidas terão horário reduzido de funcionamento em Botucatu. O decreto será publicado nesta quinta-feira, dia 13, pelo Prefeito Mário Pardini.

O anúncio foi feito nesta quarta-feira, dia 12, durante apresentação dos números do período de 100 dias da nova administração. A regra terá funcionamento imediato.

Os depósitos agora ficarão limitados ao funcionamento de segunda a sábado até às 22 horas. Aos domingos os estabelecimentos terão que fechar às 14 horas.

“Vemos ainda muitos jovens bebendo durante a madrugada, muitos adolescentes consumindo álcool e entrando em coma alcoólico nos pronto socorros, queremos acabar com isso”, disse Mário Pardini.

A fiscalização ficará sob responsabilidade da Guarda Municipal. Até hoje os depósitos ficavam abertos até à meia noite, sendo que alguns adentravam a madrugada.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento