Fábio Leite é eleito Prefeito de Botucatu com mais de 50 mil votos

Cidade
Fábio Leite é eleito Prefeito de Botucatu com mais de 50 mil votos 06 outubro 2024

Novo governo em Botucatu: Fábio Leite e André Spadaro vencem com ampla maioria dos votos, totalizando 75,75 %

Fábio Leite será o novo prefeito de Botucatu entre os anos de 2025 e 2028. O candidato do PSD teve 50.853 votos, fazendo 75, 75%.

Rose Ielo (PDT) teve 12.316 votos, com 18,34 %. Thalita Tavares (PSOL) teve 2.272 votos, com 3,38 %. Domingos Neves (PT) obteve 1.695 votos, com 2,52 %

Apoiado pelo Prefeito Mário Pardini, Fábio Leite governará a cidade com seu vice, André Spadaro, ex-Secretário da Saúde. Ambos tomarão posse no dia 01 de janeiro de 2025.

Fábio Leite foi Secretário de Governo entre os anos de 2017 e 2024, quando se licenciou do cargo para concorrer ao pleito municipal. Era o homem forte das finanças do município.

 André Spadaro foi Secretário da Saúde entre os anos de 2017 e 2022. Foi protagonista na pandemia e na conquista da vacinação em massa.

Perfil do novo Prefeito

Fábio Leite tem 46 anos, é casado com Marcella Cecé e pai do Fred e da Nina. É engenheiro e administrador e durante quase 7 anos e meio foi uma espécie de eminência parda do governo Pardini.

Fábio Leite entrou na disputa como o candidato de Mário Pardini, o que naturalmente lhe dava uma vantagem. Tal ponto foi potencializado após a polêmica união com André Spadaro no apagar das luzes.

Fábio foi Secretário de Governo desde o primeiro mandato do atual Prefeito. Nesta pasta está inserida a economia do município.

O prefeito eleito foi o administrador do orçamento da cidade desde 2017 até licenciar-se do cargo em abril deste ano.

Austero com o ‘lápis e a calculadora’ nas mãos, conduziu as contas do município durante os últimos anos, especialmente para a Prefeitura ter fôlego para lidar com a destruição das chuvas em fevereiro de 2020 e os gastos da pandemia.

O apoio de Pardini não foi um mero acaso. Habilidoso, Fábio Leite foi uma espécie de iminência parda da administração nos últimos 7 anos e meio.

No jargão do futebol, seria chamado de o jogador tático, ou seja, fundamental para o time e de pouca exposição para a torcida.

Técnico e pouco político, Fábio foi defendido por aquelas pessoas que desejavam uma sequência na administração, ou seja, algo bem parecido com os mandatos de Pardini.

O perfil é o mesmo do prefeito cessante, ou seja, do gestor que trouxe conhecimento da iniciativa privada para o poder público, mas principalmente, por não ser político.

André Spadaro segue os passos do pai

Arquivo Acontece Botucatu

André Spadaro segue os passos do pai e será vice-prefeito de Botucatu pelos próximos 4 anos. Joel Spadaro, quando o filho ainda era criança, foi vice de Jamil Cury de 1982 a 1988. Se tornou Prefeito em 1989.

André Spadaro foi Secretário de Saúde de Botucatu de 2017 a abril de 2022. Seu nome já foi testado nas urnas. Na eleição de 2022, quando foi candidato a Deputado Estadual e com o ganho de um interessante capital político.

Spadaro, candidato recomendado pelo Prefeito Mário Pardini naquele ano, obteve uma expressiva votação, totalizando 44 mil votos em todo estado. Em Botucatu foram 34 mil.

É inconteste. Na pandemia quem mais ganhou notoriedade e importância em Botucatu foi o então Secretário Municipal de Saúde André Spadaro.

O Boletim Coronavírus colocou a figura de Spadaro dentro dos lares botucatuenses, ou melhor, dentro dos smartphones de Botucatu e região. Ganhou a simpatia e confiança do público em um momento delicado na pandemia.

Spadaro foi também peça chave na conquista da vacinação em massa, em 2021. Era amigo pessoal do então Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, abrindo um determinante caminho para que Botucatu fosse contemplada com o estudo de efetividade da vacina AstraZeneca, imunizando a população quando não existia a disponibilidade de vacinas no país.

Esta notícia está em atualização.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Prestação de contas 2024
Oferecimento