Represa de Botucatu opera com 58% de sua capacidade

Cidade
Represa de Botucatu opera com 58% de sua capacidade 16 agosto 2025

Volume é considerado satisfatório para esta época do ano, aponta a Sabesp

Represa operando com 58% de sua capacidade, diz a Sabesp (Foto Acontece Botucatu)

A represa “Prefeito Plínio Paganini”, construída pela Sabesp e considerada um marco para a segurança hídrica de Botucatu, atualmente opera com 58% de sua capacidade, segundo apurou o Acontece Botucatu. Trata-se de um nível considerado dentro da média esperada para este período do ano, de acordo com a Sabesp.

A capacidade total poderá armazenar 10 bilhões de litros de água, montante equivalente a 3,6 mil piscinas olímpicas. A represa representa uma reserva estratégica para garantir o abastecimento da cidade por décadas.

Inaugurada em setembro de 2024, sua construção inclui uma área total de 280 hectares. Desse total, 130 hectares são de proteção permanente.

Capacidade

A vazão estimada da represa é de 800 litros por segundo, um número muito superior à capacidade média atual de produção da água do Rio Pardo, que abastece Botucatu.

Essa vazão robusta da represa não só atenderá à demanda crescente da população de Botucatu, mas também oferecerá segurança hídrica para os próximos anos, mesmo diante de períodos de escassez ou variações climáticas.

A obra já conta com liberação operacional da Cetesb. O enchimento gradativo está em curso desde a temporada de chuvas entre 2024 e 2025.

Localização

A Represa Prefeito Plínio Paganini está distante 9 km à montante do Mandacaru, onde é a captação de água, logo acima da Cachoeira do Véu da Noiva. A barragem conta com uma extensão de 566 metros e profundidade que varia entre 15 e 20 metros, tornando-se uma das maiores obras de contenção e reservação de água da região.

Espera-se também que a represa seja um instrumento econômico poderoso para os próximos anos, atraindo empresas que buscam segurança hídrica.

Véu de Noiva

Interditada por motivos de segurança durante a construção da represa, a Cachoeira Véu de Noiva segue fechada para o público. A Prefeitura de Botucatu divulgou ainda no fim de 2023 o projeto de um grande parque no entorno.

Os planos preveem recuperação da cachoeira Véu de Noiva, pista de caminhada, ciclovias e quadras poliesportivas. Há no projeto também uma grande área para eventos.

Importante destacar que a “Cachoeira Véu de Noiva”, localizada nas proximidades da represa, não faz parte da área sob responsabilidade da Sabesp, embora a barragem esteja situada montante ao local, diz nota da Sabesp.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento