A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.
Botucatu se aproxima aos poucos de ter a represa do Rio Pardo em funcionamento. Considerada a maior obra da história de Botucatu, a barragem deverá garantir o abastecimento seguro de água do município pelas próximas décadas.
As obras devem entrar na fase final esse ano. No fim de 2023 houve a limpeza da vegetação, no chamado perímetro molhado.
A previsão atual é que em 2024 deverá ocorrer a inundação da área do reservatório. Passada essa fase, se iniciará o processo de enchimento da represa, entrando dessa forma na fase final de construção.
O acesso até a represa, através da vicinal Odilon Cassetari, está totalmente pavimentado.
O cronograma sofreu uma modificação, já que ainda em 2022 havia a estimativa de inauguração no segundo semestre de 2023. A limpeza da área vegetal e terciário na ETE de Pardinho causou essa modificação no prazo.
Financiada pela Sabesp, a represa leva o nome de ‘Prefeito Plínio Paganini. O lendário radialista, quando Prefeito de Botucatu, foi o responsável pelo primeiro contrato do município com a empresa de Saneamento na década de 70.
Construção
O consórcio responsável pela construção é formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento é de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não inclui apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.
A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2024.
A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.
O projeto
A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.
A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.
Compartilhe esta notícia