Neiva fundou a empresa, que hoje é a unidade da Embraer, em 1954, colocando Botucatu como um polo importante para a indústria nacional. Desde 1985 equipamento tem o nome de Tancredo Neves
A Câmara Municipal realiza na noite desta segunda-feira (02) sessões ordinária e extraordinária. Assuntos como Fundeb e Orçamento municipal estão em pauta.
Na ordinária há um projeto para apreciação que pretende mudar o nome do aeroporto, que hoje é municipal. De iniciativa do vereador Silvio dos Santos, o Projeto de Lei Nº 132/2024 denomina de “José Carlos de Barros Neiva” o equipamento.
Em junho o parlamentar teve um requerimento aprovado em plenário sobre a mudança de nome. Desde 1985 o aeroporto é chamado de Tancredo Neves, época em que o local pertencia ao estado.
O aeroporto foi municipalizado em 2013, na então administração João Cury. Atualmente governo municipal tem arcar com os custos de manutenção da estrutura.
José Carlos Neiva foi em 1954 o fundador da Indústria Aeronáutica Neiva. A empresa passou a ser subsidiária integral da Embraer a partir de 1980.
Neiva teve contribuição significativa para indústria aeronáutica nacional, dando início ao projeto que hoje é a unidade Embraer de Botucatu. Seu espírito empreendedor colocou Botucatu como um polo importante para a indústria nacional.
Veja também
Sessão da Câmara de Botucatu será dupla e contará com nove projetos para discussãoCompartilhe esta notícia