Contando com a presença do prefeito João Cury Neto e de outras autoridades municipais, o projeto de geração de emprego e renda Criadores Solidários, iniciativa do Fundo Social de Solidariedade (FSS) de Botucatu, inaugurou na manhã desta segunda-feira (1º de agosto) a sua terceira oficina. Trata-se de uma oficina de beleza que tem como objetivo proporcionar o treinamento e capacitação as pessoas para o trabalho em salão de cabeleireiro ou como profissional autônomo.
O projeto será desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e com a Soller Brasil, certificada como empresa solidária. A cerimônia de inauguração aconteceu na sede do Núcleo Integrado de Atenção ? Proteção Social Básica, que fica na Rua Dr. Cardoso de Almeida, 825, Centro.
Em seu discurso o prefeito enalteceu o trabalho que será desenvolvido, preparando pessoas para competir no mercado de trabalho, que cada vez mais exige mão de obra qualificada. A oficina, que atenderá inicialmente seis pessoas selecionadas, será realizada de 1º de agosto a 31 de outubro com aulas teóricas e práticas. Os 43 encontros acontecerão as segundas e terças-feiras.
De acordo com a presidente do FSS e primeira-dama, Rachel Ferronato Cury, parcerias como essa, que envolve empresas e poder público são capazes de promover mudanças sociais visando o desenvolvimento do ser humano por meio de oportunidades educacionais favoráveis a apropriação autônoma de conhecimentos e tecnologias para uma inclusão social. A área de beleza e auto cuidado oferece várias possibilidades e integra um trabalho social. Ela coloca as pessoas em contato com uma área comercial dinâmica e em franca expansão e que gera oportunidades, explica.
{n}Sobre o Criadores Solidários{/n}
O projeto Criadores Solidários desenvolve a geração de emprego e renda no Município junto ? s comunidades carentes. Lançado em dezembro de 2009, tem como intuito desenvolver a economia solidária em Botucatu, com incentivos e capacitação para o trabalho.
A primeira ação do projeto colocada em prática foi a oficina de Acessórios, com o foco voltado para confecções de bolsas, malas, sacolas e necessaires, e que funciona desde julho de 2011 em um imóvel ao lado do Núcleo Integrado de Atenção ? Proteção Social Básica (Rua Dr. Cardoso de Almeida, 825). As atividades são desenvolvidas em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que oferece toda matéria-prima e cede o espaço físico para a realização da oficina.
Outra ação dos Criadores Solidários foi a criação do espaço destinado ? oficina Cozinha Sabores da Gente na sede administrativa do Fundo Social (Rua General Telles, 1434). O local foi equipado com fogão, geladeira, forno micro-ondas e outros equipamentos através de convênio firmado junto ao Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo (Fussesp), que viabilizou a transferência de recursos financeiros para compra de equipamentos. A iniciativa também conta com parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, que disponibilizou outros materiais de cozinha.
Fotos: Valéria Cuter
Compartilhe esta notícia