
Atualmente, o trabalho é realizado pela empresa Corpus e o contrato vence em outubro.

A Prefeitura de Botucatu deve publicar na próxima terça-feira (15) o edital de licitação para a contratação de uma nova empresa responsável pela coleta de lixo no município. O anúncio foi feito pelo prefeito Fábio Leite durante entrevista à Rádio Criativa FM, na manhã da última terça-feira (08). A data da publicação foi confirmada ao Acontece Botucatu nesta quinta-feira (10).
Atualmente, o trabalho é realizado pela empresa Corpus Saneamento e Obras LTDA e o contrato vence em 03 de outubro deste ano. A própria prestadora desse serviço poderá se candidatar no novo processo licitatório.
Na semana que vem, uma nova licitação de coleta de lixo na cidade. O contrato que a gente
tem é um contrato que acaba agora sua vigência, no mês de outubro, de coleta tanto seletiva
quanto a coleta regular. Então eu faço a publicação dessa coleta de lixo na semana que vem, se
tudo permitir, se Deus permitir, comentou Fábio Leite na entrevista.
A estrutura atualmente conta com 5 caminhões para a coleta de lixo em Botucatu. De acordo com Fábio Leite, o novo edital deve pedir a ampliação para 7 caminhões na execução do serviço.
Até o momento são coletadas 3,4 mil toneladas de lixo por mês no município. Paga-se aproximadamente R$ 800 mil mês para a atual prestadora do serviço.
O Acontece Botucatu apurou que no termo de referência para a nova licitação há um aumento da quantidade de lixo a ser retirado por mês, saltando para 3,5 mil toneladas, já considerando o crescimento vegetativo da cidade. O valor do serviço para o novo processo licitatório deve partir de R$ 1 milhão/mês, já com aumento das equipes e quantidade recolhida.
Então ampliamos um pouco a quantidade de tonelagem, por conta do crescimento vegetativo da cidade. E estamos exigindo mais equipes de caminhão, mais equipes de coleta. disse o Chefe do Poder Executivo.
Gestão de Ecopontos e aterro

Além da coleta de lixo e material reciclável, a administração municipal também prepara um segundo processo licitatório voltado à gestão do serviço de triagem e destinação dos resíduos sólidos recolhidos no Ecoponto. Atualmente Botucatu conta com apena um ponto de descarte desse tipo de material, que fica na Rua Major Nicolau Kuntz, 1230, na Cohab 4.
Com a contratação da nova empresa, está prevista a ampliação dos horários de funcionamento deste Ecoponto. Um segundo ponto de coleta já está confirmado e será instalado no Jardim Iolanda, ampliando o acesso da população ao descarte correto de materiais.
Também há previsão de uma licitação para a gestão do aterro sanitário. Hoje esse serviço é gerido pela própria Prefeitura de Botucatu.
Compartilhe esta notíciaNa sequência da publicação da licitação do lixo, eu vou publicar uma licitação que tem o objetivo de fazer a administração do nosso aterro sanitário, que hoje é feita pela prefeitura, e também a administração dos ecopontos. O que eu chamo de administração? Justamente essa logística do recebimento dos materiais e a destinação final dos mesmos. Quando a gente fizer e tiver essa estrutura contratada através de um processo de licitação, a gente vai fazer a alteração dos horários de atendimento. A gente vai abrir um segundo ecoponto que é no Jardim em Holanda. Então a gente vai ter o ecoponto do Jardim Brasil e o ecoponto do Jardim em Holanda. Tudo isso conectado com essa licitação que vai cuidar desse transbordo dos resíduos na cidade como um todo, colocou o Prefeito durante a entrevista na terça-feira (08).