Prefeitura construirá centro de acolhimento para pessoas em situação de rua em Botucatu

Cidade
Prefeitura construirá centro de acolhimento para pessoas em situação de rua em Botucatu 23 abril 2025

População em situação de rua vem crescendo e projeto da Prefeitura visa frear cenário em Botucatu. Local servirá de triagem para pessoas nessas condições, com o direcionamento adequado para cada caso.

População em situação de rua vem crescendo e projeto da Prefeitura visa frear cenário em Botucatu

A Prefeitura de Botucatu está dando um passo importante para enfrentar o crescente número de pessoas em situação de rua na cidade. Em um esforço para frear esse cenário preocupante, será construído um grande centro de acolhimento.

A informação foi divulgada pelo Prefeito Fábio Leite neste mês de abril durante o programa de rádio Acontece no Ar. O projeto é pioneiro e servirá em um primeiro momento será feita a triagem, para que cada caso seja estudado para uma resolução específica.

Segundo o prefeito Fábio Leite, o projeto visa não apenas oferecer abrigo, mas também direcionar as pessoas para os serviços e recursos que melhor atendam suas necessidades.

A iniciativa busca promover a dignidade e a reintegração social, oferecendo suporte e oportunidades para que essas pessoas possam reconstruir suas vidas, colocou o Prefeito.

O programa é multi-setorial, com a participação das Secretarias de Assistência Social, Segurança, Saúde e Fundo Social de Solidariedade.

O projeto prevê também o direcionamento correto para a pessoa que seja identificada com algum vício, seja álcool ou drogas, para tratamento em equipamentos adequados, com o é o caso dos Caps e Sarad.

Há também, segundo Fábio Leite, um cronograma de treinamento para pessoas que queiram se reinserir no mercado de trabalho.

Será um programa diferente de alguns populistas que vemos por ai na televisão de entregar vassoura e enxada de madrugada. Aqui a pessoa será tratada como tem que ser, como ser humano, como dignidade”, disse Fábio Leite.

Ainda segundo o chefe do executivo, o contrato de locação já está em andamento, para que os reparos necessários sejam feitos. O local ainda não foi divulgado, mas a Prefeitura deve dar mais detalhes sobre o projeto em breve.

Problema antigo

Botucatu apresenta um cenário preocupante, com aumento da população rua nos últimos anos. Todos os dias praças e semáforos viram destinos dessas pessoas, pedindo esmolas. A maioria não é de Botucatu.

Hoje Botucatu conta com o ‘Espaço Acolhedor’, antigo Albergue, que oferece local para dormir com refeição e banho. Apesar do esforço empregado, o serviço não consegue fazer um raio-x dos usuários do local.

Nos últimos meses, o aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade tem gerado preocupação entre os moradores e comerciantes, que esperam soluções para a questão.

Um caso emblemático foi publicado pelo Acontece Botucatu em março, mostrando a situação da praça Marina Passos, na Vila Mariana. O local abriga diariamente dezenas de moradores em situação de rua.

A situação é complexa, envolvendo fatores como a falta de moradia, desemprego, problemas de saúde mental e dependência química. Esse cenário aumentou ainda mais após a pandemia da Covid-19, segundo especialistas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento