Prefeitura abre processo para contratação de laboratório próprio para Pronto Socorro Adulto

Cidade
Prefeitura abre processo para contratação de laboratório próprio para Pronto Socorro Adulto 29 abril 2025

Serviço faz parte do Serviço de Urgência e Atendimento em Saúde de Botucatu, que prevê investimentos para agilizar atendimento e trazer mais qualidade a pacientes

Através do SUA – Serviço de Urgência e Atendimento de Saúde, novo programa da Administração do Prefeito Fábio Leite, a Prefeitura fará diversos investimentos, como a abertura de três novos prontos socorros e melhorias no atendimento para trazer agilidade e qualidade para a população.

Entre as primeiras medidas está a contratação de mais médicos para o Pronto Socorro Municipal e melhorias no prédio, como pintura e manutenções em geral.

Um novo investimento que será feito em breve será a contratação de exames laboratoriais de análises clínicas para o Pronto Socorro Adulto. O PSA é administrado através de uma parceria entre Prefeitura de Botucatu e Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu (HCFMB).

Devido ao grande volume de atendimentos, uma das queixas dos pacientes é o tempo de espera nos resultados de exames laboratoriais.

Resultado de exames mais rápidos

Hoje, os exames laboratoriais de análises clínicas são coletados no PSA e enviados para o HCFMB para processamento. Depois disso, são devolvidos à unidade para que os médicos possam dar o diagnóstico e fechar o atendimento. Devido à necessidade de transporte, o tempo para processamento de exames laboratoriais leva em torno de 4 horas.

Para reduzir essa espera e trazer mais qualidade para o atendimento médico, a Prefeitura de Botucatu abriu um processo de licitação para a contratação de empresa especializada para a realização de exames laboratoriais de análises clínicas nas dependências do PSA. A abertura do processo foi publicada em Diário Oficial nesta terça-feira (29).

Com a contratação do serviço próprio e sem a necessidade de transporte dos exames entre unidades, o tempo estimado de coleta, processamento e laudo não deverá ultrapassar 40 minutos.

A Prefeitura contratará uma empresa capaz de realizar cerca de 30 tipos de exames mais solicitados em serviços de urgência e emergência. Com o serviço funcionando, o objetivo é reduzir o tempo de espera em geral.

Outro benefício será o aumento no efetivo de profissionais de saúde, já que a coleta de exames será realizada pela empresa contratada, permitindo que a equipe de enfermagem do Pronto Socorro Adulto atue em outras ações dentro da unidade.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento