Prefeito acompanha transtornos causados pelas chuvas

Cidade
Prefeito acompanha transtornos causados pelas chuvas 16 janeiro 2013

Fotos: Luiz Fernando

O prefeito João Cury Neto, juntamente com o coordenador de Defesa Civil do Município e dos secretários de Mobilidade Urbana, Obras e Comunicação, esteve acompanhando de perto os problemas ocasionados pelas chuvas que desabaram na madrugada desta quarta-feira (16) e perduraram por toda manhã gerando uma série de problemas, principalmente com alagamentos de ruas e casas e transbordamentos dos ribeirões que cortam a Cidade.

“Temos que prestar nosso apoio e solidariedade ? s famílias que foram afetadas e buscar alternativas para resolver os problemas. Entretanto, nossa ação não pode ser apenas curativa e sim preventiva”, disse o prefeito lembrando que foi implantada em Botucatu no início desse ano a “Operação Verão” com participação de diferentes instituições objetivando otimizar os recursos existentes e antecipar situações de risco resultantes do período das chuvas, que se estende de dezembro de 2012 a março de 2013, preparando a municipalidade para os problemas decorrentes das mudanças climáticas.

“Isso já surtiu efeito positivo, pois nas primeiras horas da manhã quando as chuvas se intensificaram todos os representantes das entidades envolvidas na operação já estavam visitando os locais mais afetados e prestando o apoio necessário. O papel das instituições é fundamental para o sucesso das ações e criar condições para responder as demandas da população.”, disse.

Engajados na “Operação Verão” estão os secretários municipais Adjair de Campos (Segurança e Direitos Humanos), Vicente Ferraudo (Mobilidade Urbana), Perseu Mariani (Meio Ambiente), Amélia Maria Sibar (Assistência Social), Nivaldo Vizotto (Planejamento), André Peres (Obras), Carlos Pessoa (Comunicação), Paulo Sérgio Alves (Descentralização e Participação Comunitária); o comandante da Polícia Militar, Wagner Tardelli; o comandante da Guarda Civil Municipal, Sérgio Luiz Bavia; o superintendente da Sabesp, Mário Pardini Affonseca; o gerente da CPFL, Francisco Ramos de Oliveira; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Clóvis Martins; o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Edson Winckler Filho; o instrutor do Tiro Guerra, Berdeleu Aliboski e o comandante da 1ª Cia da Polícia Militar, capitão José Semensati Júnior.

O coordenador de Defesa Civil, Paulo Renato da Silva, apresentou as principais ações a serem executadas que incluem: limpeza da calha dos rios que cortam a cidade; manutenção e limpeza de bueiros; manutenção do sistema de galerias de águas pluviais; monitoramento e manutenção de pontes e das principais vias rurais.

Na área de planejamento estão previstas vistorias técnicas de campo em prédios localizados em pontos de vulnerabilidade e mapeamento de possíveis áreas de risco. Também serão realizadas vistorias preventivas em árvores e ações que agilizem a poda e a retirada das que oferecerem risco de queda.

Entre as medidas de caráter orientativo destacam-se: campanhas de caráter educativo e preventivo executadas em parceria com a Guarda Municipal em locais de maior incidência e vulnerabilidade de ocorrências; orientação e distribuição de material educativo na rede pública e particular de ensino; realização de pedágios (Defesa Civil Itinerante) em pontos de grande circulação e nos bairros e agendamento de entrevistas nos principais veículos de comunicação e utilização.

Ações de natureza institucional também estão programadas, entre elas a criação da Comissão de Atendimento de emergências e criação do gabinete de gerenciamento de crise para atuar em ocorrências de maior gravidade. Os participantes do encontro puderam apresentar sugestões para potencializar ainda mais as ações durante a Operação Verão e para aperfeiçoamento dos métodos de trabalho da Defesa Civil no município.

Uma das propostas aprovadas foi de criação do Conselho Municipal de Defesa Civil que deverá ser montado com auxílio do presidente do Conselho de Segurança (CONSEG), Clóvis Martins. O representante de cada instituição comprometeu-se em apresentar os recursos humanos e materiais que poderão colocar ? disposição em caso de ocorrências de maior gravidade.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento