Praça Izabel Arruda entra em fase final de reforma

 

Fotos Acontece Botucatu

Durante esta semana os tapumes que cobriam as obras das praças Izabel Arruda e Alameda República do Togo foram retirados e muitas pessoas puderam observar a nova cara de um dos espaços públicos mais antigos e conhecidos, mas que sofreu com o abandono durante os últimos anos.

Funcionários da empresa Tecnoplan Planejamento e Empreendimentos Ltda, vencedora do processo licitatório, trabalham na parte final. A reforma custou 477.571,96 e a previsão inicial de entrega era o fim de 2016, prazo postergado.

O piso em pedra portuguesa, bastante desgastado nas últimas décadas, foi todo retirado, assim como os paralelepípedos da Alameda República do Togo. Eles foram substituídos pelo famoso piso intertravado permeável, presente em muitas obras recentes.

A Praça Izabel Arruda fica entre as vias Avenida Dom Lúcio, Rua José Dal Farra, Rua Dr. Costa Leite e Rua Major Leônidas Cardoso, já na face da República do Togo, centro de Botucatu. Foram retirados os trailers do local e a ideia inicial de se manter uma praça de alimentação no local foi demovida. Aliás, o corredor que dava acesso à avenida Dom Lúcio foi retirado.

As árvores do histórico local foram mantidas. A Praça sofria há muitos anos com o vandalismo e falta de manutenção. Era comum ver postes danificados, falta de iluminação, bancos quebrados e muita sujeira. No segundo semestre do ano passado a reforma foi licitada.

O projeto prevê a construção de rampas de acessibilidade, novos bancos (86), jardineiras (10), lixeiras, bebedouros, playground, dois bicicletários (24 vagas) e áreas de convivência. O sistema de iluminação será modernizado com utilização de lâmpadas mais eficientes e econômicas.

As áreas de estacionamento serão preservadas com vagas em 45 graus, com destinação de vagas preferenciais para idosos e deficientes físicos (7), táxis (7), motos (24) e veículos de pequeno e médio porte (29). Antes de sua reinauguração uma mudança importante. A Rua Dr. José Dal Farra teve desde 2016 sua mão invertida, seguindo o fluxo agora para a Avenida Dom Lúcio, facilitando o acesso à Pinacoteca.