Praça da Catedral foi, oficialmente, entregue ? comunidade

Cidade
Praça da Catedral foi, oficialmente, entregue ?  comunidade 24 fevereiro 2013

Fotos: Valéria Cuter

A Praça Dom Luiz Maria de Santana, no Centro de Botucatu, no entorno da Catedral Metropolitana, um dos principais cartões postais da Cidade, depois de passar por reformas foi entregue ? comunidade. A inauguração aconteceu na manhã deste domingo (24), no interior da Catedral, logo após a realização da missa dominical.

Obra foi viabilizada junto ao Governo Federal através de gestões feitas pelo deputado federal Milton Casquel Monti, com investimento de R$ 666.679,70 e executada empresa botucatuense Negrão & Negrão Construtora Ltda., vencedora do processo público licitatório.

Satisfeito com o desenho da praça, projeto assinado pela arquiteta Heloisa Losi, o padre Emerson Anizi salientou que a reforma só foi possível em razão do trabalho realizado pelo deputado Milton Monti e o prefeito João Cury Neto. Ambos estiveram presentes e ajudaram a descerrar a placa de inauguração.

“Essa praça não é somente dos paroquianos da Catedral, mas sim de todas as famílias botucatuenses que ganharam um novo espaço para passar momentos de lazer e descanso. Nós só podemos agradecer, de coração, a todas as pessoas que estiveram engajadas nesse projeto e nos ajudaram a viabilizar a reforma. A todos, nosso muito obrigado”, colocou Anizi.

Durante o período de reforma foram feitos diversos trabalhos de jardinagem e paisagismo. Isso incluiu o plantio de dezenas de mudas de agapantos, flores de leopardo, lírios do vento, entre outras espécies de plantas. Também muda o cenário da Praça a iluminação com a instalação de 49 postes com duas lâmpadas de 85 watts cada e mais de 90 holofotes fixados ao redor do santuário e voltados em direção ? s árvores que foram mantidas.

Os trabalhos incluíram, ainda, a construção de um novo piso e rampas para facilitar a acessibilidade de pessoas com deficiência e idosos, além da instalação de 39 bancos de madeira e 33 lixeiras. Uma estátua de Sant’Anna será colocada esta semana no lado direito da Catedral, onde havia uma fonte. Todo entorno da praça está adaptado com grades de segurança para evitar atos de vandalismo e depredação nas paredes externas da igreja.

{n}Catedral de Sant’Anna{/n}

A Catedral Metropolitana de Sant’Anna é o terceiro templo dedicado ? padroeira de Botucatu. A pedra fundamental da construção do atual templo foi lançada em 8 de dezembro de 1927, mas sua inauguração é datada de 8 de dezembro de 1943, apesar de não concluída totalmente.

Ela é a principal edificação do chamado centro histórico de Botucatu. O projeto tem a assinatura de Cav. J. Sachetti e se assemelha muito a catedral da Sé de São Paulo, que também leva a assinatura do mesmo engenheiro. Mais informações sobre a história da Catedral Metropolitana de Sant’Anna pelo site www.catedraldebotucatu.org.br.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento