
Por três finais de semana diferentes o Bairro da Vila Maria deverá receber milhares de pessoas de Botucatu e demais cidades da região para a 11ª edição da Festa do Milho, coordenada pelo padre Orestes Gomes, responsável pela igreja Nossa Senhora Menina. A tradicional festa este ano acontece nos dias 02 e 03; 09 e 10 e 16 e 17 de março.
Padre Orestes enfatiza que a organização estará oferecendo aos visitantes um espaço de 1.836 metros quadrados de área coberta. Fazer esta cobertura era um sonho antigo e foi um grande investimento porque a chuva é sempre imprevisível e espanta o público. Agora, mesmo que chova tem festa, diz o padre da Igreja Nossa Senhora Menina.
Como o próprio nome diz a festa oferece diversos produtos derivados de milho como: curau, pamonha, bolo, sorvete, pão, pastel, pizza, milho assado, milho cozido, sopa, entre outros e para ser realizada conta com a colaboração de 200 pessoas voluntárias, que trabalham nas barracas e na confecção dos produtos para a venda.
São pessoas abnegadas que nos ajudam todos os anos e sem elas nossa festa inexistiria. Por causa dessa colaboração é que conseguimos fazer um evento como este, elogiou. Quem vier prestigiar a festa, não vai se arrepender, acrescenta, prevendo que este ano sejam consumidos mais de 35 toneladas de milho.
Orestes Gomes enfatiza que o pátio de igreja Nossa Senhora Menina se transforma numa verdadeira linha de produção. Depois que o milho chega da roça um grupo descasca as espigas, antes que sejam encaminhadas aos departamentos da empresa, para que os mais variados produtos sejam fabricados. Uma parte vai para o cozimento, outra para a trituração.
Tudo que comercializamos na Festa do Milho é de primeira qualidade e feito na hora. Apenas a bebida não é feita por nós, coloca Orestes, lembrando que festa terá início aos sábados a partir das 16 horas e aos domingos a partir das 10 horas.
A particularidade é que o milho usado na festa é plantado pelo próprio Padre Orestes que arrenda uma grande área na região. A plantação é feita no final do ano, para ser colhido depois de 100 dias. A plantação foi muito bem e o milho estará pronto para ser colhido nos dias que antecedam a festa, prevê Orestes Gomes. Tudo está correndo conforme nós planejamos, concluiu o padre da Vila Maria.
Compartilhe esta notícia