
Câmera de segurança registrou o animal durante a madrugada desta terça-feira, 21, próximo ao Morro do Peru

Uma onça-parda foi flagrada por câmeras de segurança na madrugada desta terça-feira, 21, em uma propriedade rural de Botucatu. O registro foi feito após os proprietários instalarem o equipamento por conta do desaparecimento de aves do galinheiro (veja o vídeo abaixo).
Nas imagens, o animal de grande porte, aparentemente adulto, aparece caminhando tranquilamente pelo galinheiro. Segundo os donos do sítio, todas as galinhas foram devoradas pelo felino. O local fica próximo ao Morro do Peru, na estrada da Bocaina, sentido bairro Piapara.
A presença de onças-pardas não é incomum na região de Botucatu. A espécie (Puma concolor) habita áreas de mata, serras e zonas de transição entre ambientes silvestres e rurais, sendo considerada um dos maiores felinos das Américas. Em Botucatu, há registros frequentes do animal em áreas de vegetação mais densa e até em propriedades próximas à zona urbana.
De acordo com especialistas, a onça-parda é um predador solitário e costuma se deslocar por grandes extensões de território. Apesar de evitar o contato com humanos, pode se aproximar de sítios e chácaras em busca de alimento, especialmente quando há oferta de aves ou pequenos mamíferos domésticos.
Os moradores são orientados a reforçar galinheiros e evitar deixar restos de comida expostos, o que pode atrair presas menores e, consequentemente, o felino. Em caso de avistamento, o ideal é não se aproximar e, se necessário, comunicar os órgãos ambientais competentes.
Compartilhe esta notícia