Obras de represa em Botucatu atingem o maior patamar de concretagem

Cidade
Obras de represa em Botucatu atingem o maior patamar de concretagem 23 abril 2022

A barragem do Rio Pardo, localizada próximo a represa do Mandacaru, vem avançando em seu cronograma de obras. Segundo publicação do Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, nesta sexta-feira, dia 23, a obra atingiu o maior patamar de concretagem, algo em torno de 310 metros cúbicos (m3) de concreto.

Até o último mês as obras estavam na concretagem do vertedouro, que levará água do rio Pardo ao Reservatório. Centenas de operários trabalham inclusive no período noturno no canteiro da barragem.

O consórcio responsável pela construção é formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento é de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não inclui apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. O início das operações para coleta e represa de água está previsto para o segundo semestre de 2023.

A barragem em si terá 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.

O projeto

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Shopping Amando está chegando
Oferecimento