As obras da Represa do Rio Pardo que estão sendo executadas na região da Cachoeira Véu de Noiva já começam a dar a forma do equipamento.
A obra já tem concluído o canal de desvio do Rio, bem como a ensecadeira, necessários para a construção. Simultaneamente, as empresas responsáveis realizam a escavação de parte do terreno, que será continuada através da detonação de rochas, em data a ser informada.
As empresas responsáveis continuam também a execução da barragem de terra, que servirá de base para a estrutura de aço e concreto, bem como o plantio compensatório de mudas.
“Dia a dia essa obra avança. Estamos acompanhando de perto para que tudo seja feito da melhor forma, com segurança e eficiência. Nosso sonho é que entre 2022 e 2023 possamos iniciar a operação deste equipamento e garantir o abastecimento da cidade por 50, 60 anos”, citou o Prefeito Mário Pardini.
A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas. A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.
A Represa do Rio Pardo ficará 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva. Seu volume total de reservação é de 9 bilhões de litros de água. Sua área chegará a 280 hectares, sendo 130 de Área de Proteção Permanente. Somente a barragem terá 566 metros de extensão, com profundidade que varia entre 15 e 20 metros.
Compartilhe esta notícia