
Fotos Acontece Botucatu
Apesar da grande quantidade de pessoas, a movimentação nos três cemitérios públicos de Botucatu é tranquilha e transcorre dentro na normalidade. Portal das Cruzes, Jardim e o no distrito de Vitoriana recebem milhares de pessoas desde as primeiras horas da manhã. A manutenção e limpeza de jazigos e túmulos por parte dos familiares foi permitida até o dia 30 de outubro, o que evitou transtornos nos locais.
O Cemitério mais visitado, como todos os anos, é o Portal das Cruzes, localizado no início/fim da Avenida Dom Lúcio. Inaugurado em 1889, o local abriga aproximadamente 6500 túmulos e mais de 70 mil pessoas enterradas. A programação religiosa também é intensa, pois durante o dia são celebrados várias missas e cultos no Cemitério.
É grande também a movimentação fora dos Cemitérios. Há nos locais, especialmente no Portal das Cruzes, intensa atividade comercial de ambulantes que vendem flores na porta.
A administração dos cemitérios e a equipe da Vigilância Ambiental em Saúde (VAS) orientam os visitantes para que levem flores artificiais às lápides, que além de durarem mais tempo, não precisam ser regadas e não se tornam criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
Cerca de 25 mil visitantes devem passar pelos três cemitérios ao longo do feriado. Os portões do Cemitério Portal ficarão abertos até às 18 horas; o Cemitério Jardim funcionará até às 18 horas; e o Cemitério de Vitoriana receberá a visitação até às 17 horas.
Sistema informatizado
Desde 2011, a Prefeitura de Botucatu conta com um sistema informatizado de consulta dos cemitérios, que permite a população encontrar informações como data e número do sepultamento, filiação, quadra, rua e número do jazigo. As informações podem ser consultadas pelo site botucatu.sp.gov.br/cemiterio.
Serviço
Cemitério Portal das Cruzes
Rua Carlino de Oliveira, s/nº – Centro
Telefone: 3811-1500
Cemitério Jardim
Avenida José Italo Bacchi, s/nº – Jardim Aeroporto
Telefone: 3811-1501
Cemitério de Vitoriana
Rodovia Alcides Soares, s/nº – Distrito de Vitoriana
Telefone: 3815-9555 (Subprefeitura)
Compartilhe esta notícia