Morro de Rubião Júnior sofre com estado de abandono e recebe críticas de moradores e turistas

Cidade
Morro de Rubião Júnior sofre com estado de abandono e recebe críticas de moradores e turistas 26 abril 2025

Ponto turístico é um dos símbolos de Botucatu, mas hoje enfrenta mato alto, pichações e falta de manutenção

O Morro de Rubião Júnior, um dos principais cartões-postais de Botucatu, enfrenta uma realidade preocupante. Localizado no distrito de mesmo nome, o local, conhecido por sua vista panorâmica da cidade e da região da Cuesta, apresenta sinais visíveis de abandono, o que tem gerado indignação entre moradores e visitantes.

Durante o feriado prolongado, a equipe do portal Acontece Botucatu esteve no morro e constatou uma série de problemas estruturais. A escadaria de acesso está tomada pelo mato e visivelmente abandonada. Parte dos balaústres do muro está quebrada, os muros estão pichados e há sujeira acumulada em diversos pontos. A sensação de descuido contrasta com a importância histórica e simbólica do lugar.

No topo do morro está a Igreja de Santo Antônio, construída entre 1924 e 1932, com uma arquitetura que lembra castelos medievais. O templo católico é cenário da tradicional Festa de Santo Antônio, realizada todo mês de junho, mas atualmente sua beleza é ofuscada pela falta de manutenção no entorno.

“Trouxe minha família do Rio pra passar o feriado aqui em Botucatu, visitando uns parentes. Nos recomendaram o Morro de Rubião Júnior, falaram que a vista era imperdível. Realmente é muito bonito, mas o abandono desanima. Muito lixo, mato alto, parece que esqueceram do lugar. Foi uma decepção”, disse Célio Siqueira Amaral, que estava no morro com a família.

Apesar de ser um ponto turístico e um dos locais mais altos da cidade, com cerca de 920 metros de altitude, em relação ao nível do mar, o terreno é de propriedade da Igreja Católica, responsável legal pela área. E é justamente aí que está o impasse: por não ser administrado pelo poder público, o espaço não recebe os cuidados necessários com frequência.

“Muita gente vem aqui tirar fotos, ver o pôr do sol, mas se depara com lixo, mato e estruturas quebradas. É um descaso com um lugar que representa tanto pra Botucatu”, reclama um morador da região.

O Morro de Rubião Júnior também é ponto de passagem para quem visita o campus da Unesp e a região do Hospital das Clínicas. O acesso se dá pela Rodovia Domingos Sartori, a cerca de 5 km do centro, e o local permanece aberto durante o dia, já visitas noturnas são proibidas.

A reportagem do Acontece Botucatu procurou representantes da Igreja Católica para comentar a situação.

Apesar de o Morro de Rubião Júnior ser uma propriedade da Igreja Católica, a Prefeitura de Botucatu informou que está buscando formas de colaborar com a revitalização do espaço. Em resposta ao Acontece Botucatu, o prefeito Fábio Leite afirmou que esteve reunido recentemente com o padre Alberto, responsável pela área, para tratar da situação.

“Estive com o padre na semana passada justamente tratando dessa questão, para identificar como a Prefeitura pode apoiá-lo na revitalização”, disse o prefeito. Segundo ele, a Cúria já possui recursos e pretende iniciar em breve a pintura do local.

Já a Paróquia Santo Antônio de Rubião Júnior, que tem como pároco o cônego Alberto Campezatto, informou por meio de nota que já fez a solicitação ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico) para a autorização da pintura da Igreja Matriz e da revitalização do entorno do Morro de Rubião Júnior.

“A Paróquia Santo Antônio de Rubião Júnior, que tem como Pároco o Côn. Alberto Campezatto, informa que fez a solicitação ao CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), para autorizar a pintura da Igreja Matriz e o processo de revitalização do entorno no chamado “Morro de Rubião Júnior”, a aprovação chegou há pouco mais de dois meses. A Paróquia agora está na fase de captação de recursos para a pintura e o cuidado e manutenção do entorno da Igreja. A síntese da decisão data do final de janeiro de 2025.”

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento