Moradores denunciam uso de cerol em bairros de Botucatu após ave ficar presa em linha cortante

Cidade
Moradores denunciam uso de cerol em bairros de Botucatu após ave ficar presa em linha cortante 17 abril 2025

Comunidade cobra fiscalização e relata outros acidentes com animais na região do Pátio 8

Moradores dos bairros Jardim Ciranda, Jardim Brasil, Jardim Peabiru e região do Pátio 8, em Botucatu, voltaram a denunciar o uso de linhas cortantes por crianças e adolescentes. A situação, considerada recorrente, ganhou mais um capítulo nesta quinta-feira, 17 de abril, quando um cham-cham (também conhecido como pica-pau-amarelo) ficou preso em uma cerca de arame farpado após se enroscar em uma linha com cerol. Veja o vídeo abaixo.

O pássaro só foi salvo graças à ação rápida de moradores, que presenciaram o incidente. A comunidade pede providências urgentes e mais fiscalização por parte do poder público.

“Nós moradores do Jardim Ciranda, na região do Pátio 8, já faz tempo que estamos com problemas de linha com cerol. E hoje um caso aconteceu com uma ave. Se por gentileza puder divulgar para algum vereador ou autoridade veja isso”, disse um morador em mensagem enviada ao Acontece Botucatu.

Outro morador relatou que a prática perigosa já causou diversos acidentes, inclusive com animais da região. “O cerol, essas linhas ‘chilena’, ‘indonésia’, é um problema antigo, de uns quatro anos atrás. Fora o cerol, as pessoas que vêm de outras regiões fazer bagunça aqui ficam com som de carro alto, caixas acústicas, e não respeitam os moradores locais. O cerol já causou outros acidentes, como cortar a orelha de cavalo, perna de seriema, gados com perna cortada. Aqui na região tem bastante animais e sítios”, afirmou.

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Botucatu informou que a fiscalização é realizada regularmente e que quem for flagrado usando cerol ou qualquer tipo de linha cortante está sujeito à multa de R$ 1 mil, conforme prevê a legislação municipal. A população pode e deve denunciar casos como esse pelo telefone 153.

Nos feriados, segundo os moradores, o problema se agrava com o aumento de aglomerações e barulho na região.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SEVEN MOBILE
Oferecimento