Moradores de zona rural de Botucatu estão sem energia elétrica após queimadas

Incêndios na região de Serra da cidade entre o último domingo (12) e a segunda-feira (13) atingiram a rede elétrica em pelo menos três bairros.

A falta de energia elétrica atinge pelo menos três bairros na região da Baixada da Serra no Distrito de Anhumas, em Botucatu (SP), até esta quarta-feira (15).

Os danos na rede de energia ocorreram após as queimadas de grandes proporções na região de Serra da cidade entre o último domingo (12) e a segunda-feira (13) e que podem ter sido iniciadas por conta de velas colocadas em uma capela, segundo o Corpo de Bombeiros.

Depois que as chamas foram contidas, cerca de 600 famílias estão sem abastecimento. Segundo a distribuidora CPFL Energia, a previsão é de que a energia será restabelecida na região no fim da tarde desta quarta-feira.

Para evitar mais transtornos, a CPFL informou que colocou dois geradores em pontos estratégicos da região para abastecer duas empresas e para a manutenção dos serviços básicos, como escolas e postos de saúde.

A empresa trabalha intensamente para restabelecer os serviços. De acordo com a subprefeitura do distrito que fez um levantamento junto com a CPFL, aproximadamente 20 postes de energia foram queimados pelas chamas durante o grave incêndio.

As equipes da distribuidora estão concentradas na região da Serra para fazer a reposição dos postes danificados. Isso porque, o abastecimento é fundamental para essa área rural não apenas pelos eletrodomésticos, mas porque a falta de energia afeta a cadeia produtiva de pequenos produtores de leite que armazenam o leite colhido em um refrigerador comunitário.

Sem energia até o momento, os produtores precisaram acionar um caminhão refrigerado para que a produção não fosse perdida.

Além disso, segundo os produtores, a ordenha das vacas é feita de forma elétrica e, por isso, muitas vezes, os animais não aceitam a ordenha manual, o que interrompe a produção.

Fonte: G1