Ministério da Saúde assina contrato para compra da vacina da dengue que será usada em Botucatu

Cidade
Ministério da Saúde assina contrato para compra da vacina da dengue que será usada em Botucatu 20 dezembro 2025

Imunizante em dose única foi aprovado pela Anvisa e começaráe utilizado pelo SUS; Botucatu está entre as cidades selecionadas para a ação inicial.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, assinou em São Paulo, o contrato para a aquisição das primeiras doses da vacina contra a dengue produzida pelo Instituto Butantan. O investimento inicial é de aproximadamente R$ 368 milhões.

A vacina, aprovada neste mês pela Anvisa, é o primeiro imunizante contra a dengue em dose única do mundo e será incorporada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). As primeiras 300 mil doses devem ser entregues nos próximos dias ao Ministério da Saúde.

Parte desse lote será destinada a ações iniciais de vacinação em municípios selecionados, entre eles Botucatu. A cidade recebeu o ministro no início do mês, quando o anúncio da estratégia foi apresentado, e já tem 1º de fevereiro de 2026 como data definida para a ação local, em parceria com a Prefeitura e demais instituições.

Segundo o Ministério da Saúde, a assinatura do contrato marca um passo decisivo para ampliar o enfrentamento da dengue no país, com previsão de novos lotes ao longo de 2026 e expansão gradual da vacinação pelo SUS.

Até o final do mês de janeiro, o Butantan deverá entregar mais 1 milhão de doses ao Ministério da Saúde, que serão utilizadas para vacinar os profissionais da Atenção Primária, que atuam nas unidades Básica de Saúde (UBS) e em visitas domiciliares.

Conforme o Butantan for entregando mais doses, o ministério irá estender a vacinação ao público geral. Segundo o ministro, a campanha deverá começar pelos adultos de 59 anos e avançar gradualmente até atingir os jovens de 15 anos.

Apesar da queda no número de casos neste ano e com a estratégia da imunização, o ministro alerta que a população brasileira não deve se descuidar do combate aos criadouros do ministro. “A vacina da dengue é algo para a gente celebrar e comemorar. Ela é uma arma poderosa, mas não é motivo para a gente baixar a guarda no controle de criadouros. É necessário enfrentarmos a ameaça tendo essas novas armas muito poderosas, mas mantendo as ações cotidianas para evitar a presença do mosquito”, afirmou.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Dengue Botucatu – Dez/25
Oferecimento