
Faltando poucos dias para o encerramento do recadastramento de eleitores com a biometria, mais de 20 mil pessoas na região ainda não realizaram o procedimento. Botucatu, Itatinga e Pardinho são cidades onde a verificação por meio da impressão digital será obrigatória para o pleito eleitoral de outubro, que escolherá os novos deputados estaduais e federais, senadores, governador e presidente da república.
De acordo com os dados apresentados pelo Cartório Eleitoral de Botucatu, até o início da manhã desta quarta-feira, 18.573 botucatuenses ainda não tinham realizado o recadastramento biométrico. Em Itatinga, são 2.446 eleitores, enquanto em Pardinho o número é menor, parando em 867. Nos últimos anos, os servidores do Cartório têm trabalhado intensamente no recadastramento, com campanhas nos quatro cantos da cidade e operações itinerantes, levando a estrutura necessária até locais com grande fluxo de pessoas.
De acordo com o chefe do Cartório Eleitoral de Botucatu, Igor Ignácio, uma pesquisa indicou que boa parte dos eleitores que não fizeram o recadastramento, já não possuem mais as obrigações de voto. “Um levantamento indicou que um terço dos eleitores que não fizeram a biometria já têm mais de 70 anos. São pessoas que já não possuem mais obrigação de voto, mas que se não fizerem, terão o título de eleitor cancelado”, afirma.
A estratégia para reduzir ainda mais esse número nos próximos dias tem sido um pouco mais manual. “Estamos recorrendo aos contatos telefônicos existentes no nosso banco de cadastro. Vamos ligar para cada um desses munícipes, explicar as consequências do não recadastramento. Além disso, também estamos com carro de som rodando as cidades”, explica Ignácio.
Quem não realizar o recadastramento pode enfrentar inúmeras dificuldades nos próximos meses. “Quem tem mais de 70 anos não sobre com as demais implicações que outros eleitores sofrerão, como bloqueio do CPF, problemas para tirar ou renovar o Passaporte, benefícios assistenciais e previdenciários, abertura de empresas ou MEI, declaração do Imposto de Renda, concursos públicos, empréstimos financeiros, uma série de consequências que todo mundo pode evitar. O recadastramento é rápido e simples”, completa Igor.
Para quem ainda não fez a biometria, e é de Botucatu, o Cartório Eleitoral fica na Rua Monsenhor Ferrari, 466, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h30 e aos sábados das 9h30 às 17h30. O telefone para contato é (014) 3814-5536. Para fazer o cadastramento, o eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral portando documento original com foto, comprovante de endereço com data de até os últimos três meses e, se tiver, o título de eleitor.
Posto de Atendimento ao Eleitor de Itatinga fica na Casa do Cidadão, ao lado da igreja matriz e o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. Sábado, das 9h30 às 17h30. Posto de Atendimento ao Eleitor de Pardinho fica na Câmara Municipal e o atendimento funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h e aos sábados, das 9h30 às 17h30.
Compartilhe esta notícia