Inundação da Represa do Rio Pardo atinge estrada Demétria-Pardinho, que fica sem passagem

Cidade
Inundação da Represa do Rio Pardo atinge estrada Demétria-Pardinho, que fica sem passagem 16 dezembro 2024

Chuvas das últimas semanas já deram outra paisagem ao local

A interdição da estrada que liga o bairro rural Demétria, em Botucatu, ao município de Pardinho, já era prevista, por conta da inundação da represa do Rio Pardo. Com as chuvas das últimas semanas, o nível da água subiu consideravelmente, o que resultou na submersão de uma parte da estrada, tornando-a intransitável.

Apesar da situação já estar acontecendo há algum tempo, não há sinalizações adequadas nas proximidades da estrada. Somente uma placa foi colocada na área já interditada, dificultando o acesso de motoristas que não foram previamente alertados sobre o bloqueio.

Fotos Acontece Botucatu

O retorno até a estrada do Bairro Demétria tem aproximadamente 3,6 quilômetros, que poderiam ser poupados com uma placa logo na saída para a represa. A estrada que conecta o bairro rural Demétria ao município vizinho de Pardinho sempre foi uma rota importante para moradores e turistas.

A orientação aos motoristas é buscar alternativas para conseguir chegar ao destino, como é o caso da estrada da Colônia Santa Marina e Véu da Noiva. Outra opção é seguir em frente pela estrada da Demétria até chegar na Rodovia João Bruder Greguer.

O Acontece Botucatu conversou com o Prefeito Mário Pardini sobre o assunto. Ele afirmou que placas serão colocadas no local nos próximos dias.

Nível da represa

As chuvas que atingiram Botucatu contribuíram bastante para o aumento do volume da Represa do Rio Pardo. Há a expectativa que as chuvas de verão sejam ainda mais intensa se volumosas.

Para um nível satisfatório, o volume de água precisa subir pelo menos mais de 18 metros para início efetivo do funcionamento do complexo. A represa Plínio Paganini foi oficialmente inaugurada no dia 29 de setembro.

A represa deverá garantir o abastecimento seguro de água do município pelas próximas décadas. A operação será da Sabesp, que financiou a obra.

Construção da obra

O consórcio responsável pela construção foi formado pelas construtoras DP Barros, Novatec Construções e ETC Empreendimentos. O investimento foi de R$ 56,19 milhões por parte da Sabesp. Esse valor não incluiu apenas as obras, mas também gerenciamento e desapropriações.

A área total do empreendimento é de 280 hectares, sendo destes 130 destinados à área de proteção permanente. O acesso até a represa, através da vicinal Odilon Cassetari, está totalmente pavimentado.

A barragem tem 566 metros de extensão, profundidade entre 15 a 20 metros e com capacidade para comportar 10 bilhões de litros d’agua. Isso equivalente a 3.600 piscinas olímpicas.

Capacidade

A barragem do Rio Pardo garantirá a autossuficiência no abastecimento de água em Botucatu nas próximas décadas.

A vazão estimada para atender a população botucatuense nas próximas décadas é de 800 litros de água a cada segundo, muito superior à capacidade média atual de produção do Rio Pardo.

A Represa do Rio Pardo fica 9 km à montante da Represa do Mandacaru, acima da Cachoeira do Véu da Noiva.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento