A Secretaria da Administração de Botucatu, através da Divisão de Tecnologia e Recursos da Informação (TI), disponibilizou na Praça Cavalheiro Virgílio Lunardi (Igreja Sagrado Coração de Jesus), Vila dos Lavradores, durante evento de acionamento da iluminação das ruas do comércio, mais um ponto do projeto Praça Digital. Além da Praça do Bairro, a Praça Emílio Peduti (Bosque), no Centro, é mais um espaço público a contar com sinal de internet grátis via wi-fi.
Para ter acesso gratuito à internet o usuário deverá se conectar à rede "Praça Digital". Será direcionado para uma tela onde deverá preencher um cadastro com seus dados e em seguida deverá preencher o e-mail e senha. Uma vez logado, o usuário terá cinco horas contínuas de conexão. A velocidade de conexão é de no mínimo 256kbps, com acesso irrestrito e gratuito a qualquer cidadão.
Segundo o coordenador de TI da Prefeitura, Jorge de Campos Junior, desde a inauguração do sistema em praças públicas já foram efetuados 5.040 cadastros, com média diária de 45 usuários conectados. O projeto Praça Digital teve início em setembro deste ano, após entrega das obras de reforça da Praça Rubião Júnior.
Desde então ele já foi expandido a outras praças de Botucatu como Dom Luiz Maria de Santana (Catedral), Carlos Gomes, onde está localizada a Igreja São Benedito (Centro) e Alexandre Fleming, em frente ao Hospital do Bairro (Vila dos Lavradores). Atualmente este serviço também já é disponibilizado no Prédio da Prefeitura e Terminal Rodoviário.
Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em setembro deste ano, mais da metade da população do País (50,1%) está conectada à internet. Até 2013 já eram 86,7 milhões de pessoas utilizando a rede mundial de computadores para se comunicar, extrair informação e cultura ou mesmo como forma de passar horas de lazer.
Compartilhe esta notícia