Imagens mostram avanço nas obras de represa em Botucatu

Cidade
Imagens mostram avanço nas obras de represa em Botucatu 07 julho 2020

Avançam as obras da Represa no Rio Pardo em Botucatu

Imagens postadas pelo Prefeito de Botucatu, Mário Pardini, nesta terça-feira, dia 07, mostram o avanço nas obras da Represa do Rio Pardo em Botucatu. O local registra a construção da chamada ensecadeira e do canal de desvio do Rio Pardo.

Segundo Pardini, essas primeiras obras permitirão a construção da fundação da barragem de acumulação de água. A Represa fica na área do complexo Véu de Noiva.

“Imagens que mostram a dimensão da maior obra de infraestrutura da história de Botucatu. Simplificando, é no eixo deste “platô” de terra, instalado no leito do Rio Pardo, que será construída a estrutura de concreto e aço da barragem de acumulação de água para abastecimento de nosso município”, disse Pardini no Facebook.

A construção da barragem de água estava orçada inicialmente em R$ 50 milhões e as desapropriações de terra giraram na casa dos R$ 7 milhões. Esses valores foram assumidos pela Sabesp.

Essa barragem irá funcionar como um grande reservatório de água bruta. Dessa maneira, estaria garantido o abastecimento em períodos de estiagem ou crises hídricas, como a vivida em 2014/2015.

“Abastecimento garantido pelas próximas 6 ou 7 décadas. Segurança hídrica para a população e para as indústrias instaladas é que futuramente se instalarão em Botucatu”, colocou o Prefeito na rede social.

Funções da barragem

A primeira função dessa barragem será de abastecimento público, mas a represa terá múltiplos usos. Ela poderá ter a vazão regularizada para que produtores rurais utilizem a água para suas produções e colheitas, segundo o projeto.

As indústrias também poderiam ser beneficiadas. Assim se evitaria cenários como em 2014, quando a Duratex deixou de produzir durante três dias, pois não tinha água para resfriar suas caldeiras.

A barragem terá uma vazão de 1000 litros por segundo. Isso significa mais que dobrar a capacidade de produção de água de Botucatu mesmo em períodos de crise hídrica.

Isso permitiria a utilização para o seu quarto objetivo, o turístico, que poderia gerar renda para o município, como ocorre com as represas Billings e Guarapiranga em São Paulo.

Represa levará o nome de Plínio Paganini

Um projeto de autoria do vereador Carreira, para colocar o nome de “Prefeito Plínio Paganini” na obra, foi aprovado na Câmara Municipal ainda no fim de 2019.

Plínio Paganini foi Prefeito de Botucatu de 1973 a 1977, sendo o responsável por trazer a Sabesp para Botucatu durante sua gestão.  Apesar da vida partidária intensa, foi no rádio que se tornou uma das figuras mais lendárias de Botucatu.

Carismático e polêmico, criou na década de 60 ‘O Palanque’, mais antigo programa de rádio em Botucatu (leia mais sobre o radialista ainda nesta publicação).

Obra autorizada

No dia 21/11 de 2019 foi assinada a autorização para o início das obras da Barragem do Rio Pardo. A represa passou por diversas outras etapas burocráticas antes do início das obras.

O governador em exercício do Estado de São Paulo na oportunidade, Rodrigo Garcia, esteve em Botucatu e fez a assinatura no auditório da Pinacoteca, acompanhado do Prefeito Mário Pardini, do Prefeito de Pardinho, Dito Rocha, além de secretários estaduais, deputados e outras autoridades.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
BERIMBAU INST MOBILE
Oferecimento