Igrejas de Botucatu revivem a tradição de Corpus Christi

Cidade
Igrejas de Botucatu revivem a tradição de Corpus Christi 19 junho 2014

Fotos: Valéria Cuter

 

As paróquias de Santa Teresinha, no Bairro do Lavapés e a São Pio X, na Cohab I, realizaram na tarde desta quinta-feira (30) a tradicional procissão de Corpus Christi, após a celebração da missa. Foram enfeitados diversos quarteirões das ruas que circundam as igrejas, com temas alusivos à tradição e a fé.

Para que isso fosse possível, as igrejas contaram com a dedicação das pastorais, que, juntamente com as comunidades efetuaram os desenhos usando materiais como pó de serra tingido em cores variadas, tampas de garrafas, areia, serragem, terra, entre outros. Os desenhos foram criados pelas próprias pastorais.

Pessoas de diferentes idades e diferentes profissões deram sua parcela de colaboração para deixar as ruas enfeitadas para a procissão, sem existir competição entre uma pastoral e outra.

 

Corpus Christi

Expressão latina que significa Corpo de Cristo é uma festa católica realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “Festa de Guarda”, isto é, para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa neste dia, na forma estabelecida pela conferência episcopal do país respectivo. Em muitas cidades é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa.

Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas “cidades históricas”, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com costumes locais. A tradição da confecção do tapete surgiu em Portugal e veio para o Brasil com os colonizadores. Os desenhos utilizados são variados, mas enfocam, principalmente, o tema Eucaristia.

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
ABC mobile
Oferecimento