Idosos que estavam em casas de repousos com surto de covid-19 passam bem, diz Secretário

Os idosos retirados das Casas de Repouso com surto de coronavírus passam bem. A informação foi divulgada na noite desta quinta-feira, 03, pelo Secretário de Saúde, André Spadaro, em boletim.

O caso ganhou enorme repercussão após a morte de duas pessoas que estavam em duas casas de repouso do mesmo grupo, uma no centro e outra na região da Vila Maria.

Equipes da Saúde de Botucatu fizeram uma visita nesta tarde aos idosos que se encontravam separados dentro de uma das clínicas, o que testaram positivo, que são 8. Eles foram avaliados e apresentam boas condições clínicas.

Segundo o Spadaro, apenas um idoso apresenta um pouco de febre baixa e está sendo monitorado.

Os idosos que testaram negativo para Covid-19 foram levados para um hotel que será custeado pela Prefeitura. Eles vão cumprir um período de quarentena em quartos individuais e serão monitorados todos os dias.

A Prefeitura ainda aguarda o resultado de 24 testes que foram realizados em idosos e funcionários de uma segunda casa de repouso.

Relembre o caso

A Vigilância Sanitária de Botucatu realizou uma operação em casas de repouso em Botucatu na manhã desta quinta-feira, 04. Segundo informações, a medida ocorre após duas mortes de idosos que estavam internados nessas casas de repouso. Os dois estabelecimentos são do mesmo dono, porém, funcionam em locais distintos, uma delas na Vila Mariana e a outra na região central da cidade.

Três equipes de saúde visitaram as clínicas para a realização de testes em todos os internos e também nos funcionários, totalizando 25 testes. Um primeiro lote de exames já teve resultado. 8 idosos e dois funcionários de uma das clínicas testaram positivo para coronavírus.

A Prefeitura vai locar quartos de hotel para isolar os idosos que testaram negativo, ou seja, que não foram contaminados pela doença. Eles terão acompanhamento médico e de enfermagem, bem como alimentação e cuidados necessários.

“Após a confirmação de dois óbitos positivos para coronavírus ontem, nossas equipes verificaram que, embora os pacientes tenham sido internados em hospitais, eram residentes de duas casas de repouso. Infelizmente esses pacientes evoluíram a óbito menos de 24 horas após chegarem aos hospitais, o que dificultou bastante o tratamento”, disse o prefeito Mário Pardini.

Ainda segundo ele, que divulgou um boletim extraordinário nesta manhã em sua rede social, os casos positivos que apresentarem sintomas, já serão internados no HC para tratamento precoce e completo.

Veja o vídeo do Secretário André Spadaro neste noite

⚠ INFORMAÇÕES SOBRE O CORONAVÍRUS⚠Confira a edição de hoje do boletim diário de informações sobre a situação do Coronavírus em Botucatu, além de orientações à população.#Coronavírus #Saúde #Botucatu

Posted by Jornal Acontece Botucatu on Thursday, June 4, 2020