IB Botucatu abre inscrições ao 2º Darwin Day Unesp

O Instituto de Biociências (IB) da Unesp, câmpus de Botucatu, abriu inscrições para a segunda edição do “Darwin Day Unesp”, que ocorrerá no próximo dia 19 de abril. Elas devem ser realizadas de forma online [http://www3.ibb.unesp.br/darwinday2018/inscricoes] com valor promocional até o dia 19 de março e termino no dia 9 de abril [caso haja vagas remanescentes, serão aceitas inscrições no dia do evento].

A iniciativa do Prof. Dr. Danillo Pinhal e seus alunos de graduação e pós-graduação do Laboratório Genômica e Evolução Molecular (LGEM), do Departamento de Genética do IB Botucatu, busca debater e contextualizar as ideias e descobertas do naturalista Charles Darwin, que ainda inspiram milhares de cientistas na busca por explicar fenômenos naturais. O objetivo é discutir e disseminar o conhecimento sobre a evolução biológica, de modo que possa ser assimilado por alunos e professores do Ensino Médio, alunos de graduação e pós-graduação, professores do ensino superior e demais profissionais interessados.

As edições do Darwin Day UNESP seguem um modelo internacional proposto, inicialmente, por três entusiastas: Dr. Robert Stephens, que motivou o início de celebrações anuais em honra a Charles Darwin no Vale do Silício (Califórnia, Estados Unidos), em 1995; Prof. Massimo Pigliucci, responsável por organizar um evento similar na Universidade do Tennessee (EUA), em 1997; e Amanda Chesworth, que se juntou ao Dr. Stephens para estabelecer oficialmente, no estado do Novo México (EUA), no ano de 2000, o programa conhecido como Darwin Day, o qual se tornaria um meio para propagação da ciência à população.

Sobre Darwin

Charles Robert Darwin foi um importante cientista que nasceu no dia 12 de fevereiro de 1809, na Inglaterra, e conhecido por sua contribuição para o entendimento da evolução biológica. Em 1831, Darwin participou, como naturalista, da tripulação do navio “Beagle”, no qual viajou por cinco anos, com paradas na América do Sul e Oceania.

Na oportunidade, pode coletar amostras, observar, compreender e desenvolver teorias acerca dos mecanismos que explicam as mudanças ocorridas nas espécies ao longo do tempo. Sua principal obra “Origem das Espécies por Seleção Natural”, foi publicada 23 anos mais tarde, em 1859. Até hoje esta obra e outros notáveis livros influenciam e inspiram cientistas de todo o mundo. Darwin teve 10 filhos e faleceu em 19 de abril de 1882.

Mais informações

Veja mais detalhes no site oficial [http://www3.ibb.unesp.br/darwinday2018] ou mesmo na página do evento no Facebook [https://www.facebook.com/darwindayunesp]

PROGRAMAÇÃO – 2º DARWIN DAY IB/UNESP BOTUCATU

9 horas – 9h10

Abertura

9h15 – 10h15

Palestra – “Darwin e a viagem do Beagle”

Prof. Dr. Guaracy Tadeu Rocha (Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp, São Paulo, Brasil)

10h20 – 10h40

Coffee break

10h45 – 11h45

Palestra – “Seleção natural e as plantas”

Profa. Dra. Clarisse Palma da Silva (Unicamp, São Paulo, Brasil)

11h50 – 13h50

Almoço

14h00 – 15h55

Mesa redonda: Moderador – Prof. Dr. Danillo Pinhal

“Ensino de Evolução: mitos e verdades sobre a perigosa ideia de Darwin”

Prof. Dr. Nélio Bizzo (Universidade de São Paulo/USP, São Paulo, Brasil)

“Evolução e divulgação científica”

Prof. Dr. Fabrício R dos Santos (Universidade Federal de Minas Gerais/ UFMG, Minas Gerais, Brasil)

“O Entendimento sobre Evolução no Brasil”

Prof. Dr. Fábio Melo de Sene (Universidade de São Paulo/USP, Campus de Ribeirão Preto, Brasil)

16h00 – 16h25

Coffeebreak

16h30 – 17h25

Palestra – “Seleção sexual”

Prof. Dr. Rodrigo Egydio Barreto (Instituto de Biociências de Botucatu/Unesp, São Paulo, Brasil)

17h30

Encerramento