12 fevereiro 2026
Procedimentos começaram nesta quinta-feira (12) e devem beneficiar pacientes que aguardam cirurgias eletivas no município.

O Hospital do Bairro começou nesta quinta-feira, 12, a realizar cirurgias ginecológicas voltadas a procedimentos de baixa e média complexidade. A medida deve beneficiar aproximadamente 700 mulheres que aguardam na fila por esse tipo de atendimento.
Entre os procedimentos previstos estão intervenções para corrigir condições como cistocele (quando há queda da bexiga), prolapso uterino (enfraquecimento dos músculos e tecidos da região pélvica) e casos mais avançados que podem exigir a remoção do útero.
A inclusão das cirurgias ginecológicas amplia a atuação da unidade, que foi reativada em março do ano passado e, desde então, já realizou mais de 1.600 cirurgias eletivas em diferentes especialidades. Entre elas estão urologia, dermatologia, oftalmologia, gastroenterologia e cirurgia vascular.
A expectativa é que a nova etapa contribua para reduzir ainda mais a demanda reprimida por procedimentos cirúrgicos no município, oferecendo melhora significativa na qualidade de vida das pacientes atendidas pelo SUS.
O Hospital do Bairro recebe moradores encaminhados pelas Unidades de Saúde e vem se consolidando como um dos principais equipamentos de apoio à saúde pública de Botucatu.
Compartilhe esta notícia










