23 outubro 2025
Iniciativa usa telemedicina para melhorar o atendimento em UTIs e fortalecer a integração regional.

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB/Unesp) iniciou a expansão do Projeto TeleUTI para a Santa Casa de São Manuel, levando tecnologia e inovação ao cuidado de pacientes em estado crítico.
O sistema permite que equipes médicas de Botucatu, São Paulo e São Manuel troquem informações clínicas e discutam casos diariamente, às 11h, por meio de uma plataforma digital segura. O objetivo é melhorar a qualidade da assistência, agilizar o manejo dos pacientes e otimizar a gestão de leitos em toda a região.
De acordo com a professora Paula Gaiolla, coordenadora da UTI Clínica do HCFMB, o hospital de São Manuel foi escolhido como projeto-piloto por possuir uma UTI recente e com grande potencial de crescimento.
“Agora atuaremos como consultores, compartilhando experiências e novas formas de tratamento com a equipe local”, explica.
A iniciativa também contribui para uniformizar protocolos de atendimento, garantindo o mesmo padrão de cuidado em diferentes hospitais, destaca João Henrique Castro, chefe de gabinete do HCFMB.
Para o superintendente José Carlos Trindade Filho, a TeleUTI representa um avanço na modernização da saúde pública e reforça o compromisso do HCFMB com a inovação e a excelência no cuidado ao paciente crítico.
Compartilhe esta notícia











