02 novembro 2025
Além da prisão em flagrante, a equipe identificou a criação irregular de um animal da fauna exótica.

Durante patrulhamento ostensivo e preventivo de rotina pelo Jardim Monte Mor, a equipe da ROMU visualizou um indivíduo em uma viela portando uma sacola na mão, em atitude típica de tráfico de entorpecentes. Ao perceber a presença da viatura, o suspeito correu pela via e adentrou uma residência.
Diante da fundada suspeita, os agentes realizaram o acompanhamento e, no momento em que o indivíduo entrou pelo portão, dispensou certa quantia em dinheiro e algumas porções de drogas na entrada da sala, onde havia outra pessoa. Ele foi abordado e identificado, sendo localizadas na sacola outras porções de entorpecentes. Diante dos fatos, recebeu voz de prisão em flagrante pelo crime de tráfico de drogas.
Materiais apreendidos:
- 38 pinos de substância análoga à cocaína
- 35 porções de substância análoga ao crack
- 10 porções de substância análoga à maconha
- R$134,00 em notas diversas
Durante a ocorrência, os agentes notaram na sala um pássaro da espécie Loris, animal exótico que não possuía anilha de identificação. A proprietária do imóvel informou que havia encontrado o animal em uma mata próxima à residência há cerca de um ano e meio, mantendo-o em gaiola desde então. Ela foi cientificada sobre o enquadramento da conduta no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais), que proíbe manter espécimes da fauna silvestre sem autorização legal.
Com apoio do Grupo de Proteção Ambiental (GPA) da GCM, foi realizado o resgate do animal.
O autor do tráfico foi conduzido à autoridade policial, onde teve a prisão ratificada e permaneceu à disposição da Justiça. A tutora do animal e a testemunha do fato foram ouvidas e liberadas após os procedimentos legais.











