Foram dois dias de muita sacizada. Assim se resume este final de semana no Espaço Cultural Antônio Gabriel Marão, que fica na Avenida Dom Lúcio, 755 Centro, com o Festival do Saci. A promoção foi da Prefeitura de Botucatu, através da Subsecretaria de Turismo, vinculada ? Secretaria Municipal de Desenvolvimento e aconteceu das 14 ? s 22 horas.
Um bom público compareceu ao Espaço Cultural nos dois dias de Festival que contou com dezenas de barracas espalhadas, onde se comercializou os mais diferentes tipos de produtos culinários e artesanais, principalmente, os alusivos ao negrinho de uma perna só. Paralelo ? s barracas a coordenação programou muitos shows e brinquedos infláveis para a garotada.
No sábado (23), ? s 17h30, subiu ao palco a dupla sertaneja Gui & Léo. Na sequência, ? s 18h30, o show ficou por conta de Sumaya Carvalho e encerrando os shows programados para o último dia, Fábio Henrique e Kassiano se apresentaram a partir das 20 horas.
No domingo (24), também ? s 17h30, aconteceu a apresentação do Duo Fundo de Conversa. Em seguida a animação ficou por conta de Cláudio Choro e MPB. A música de João Ormond, violeiro e cantador de Cuiabá, encerrou o evento ? s 20 horas.
{n}Saci de Botucatu{/n}
O Festival do Saci foi idealizado por um grupo de pessoas que fundaram a Associação Nacional dos Criadores de Sacis. Para esses criadores o folclórico personagem do Saci encontrou nas florestas de Botucatu o seu verdadeiro lar.
Imortalizado por esses moradores – que fazem questão de dizer aos visitantes que os criam, o personagem ganhou essa Associação, com sede no município, evidentemente com o intuito de fomentar o folclore. Por causa disso, a cidade passou a ser também conhecida como a Capital Nacional do Saci.
A presença do Saci em Botucatu ganhou tal repercussão que foi feito uma reportagem sobre o assunto pela produção da apresentadora Ana Maria Braga, da Rede Globo de Televisão sobre este personagem folclórico vagando pelas matas botucatuenses. Nessa reportagem exibida a nível nacional, muitas pessoas, conhecidas da sociedade botucatuense se manifestaram dizendo-se criadores de Saci.
Fotos: David Devidé
Compartilhe esta notícia