Férias exigem atenção com pipas e riscos do cerol em Botucatu

Cidade
Férias exigem atenção com pipas e riscos do cerol em Botucatu 12 julho 2025

Mais de 300 interrupções de energia já foram registradas em 2025 na região de Botucatu por causa de pipas em fios elétricos

Durante o período de férias escolares, empinar pipa continua sendo uma das brincadeiras favoritas entre crianças e adolescentes. No entanto, a atividade exige cuidados importantes, especialmente quando feita próxima à rede elétrica.

Entre janeiro e maio de 2025, foram registradas 312 interrupções no fornecimento de energia elétrica na região, segundo números da CPFL, causadas por pipas que atingiram fios e equipamentos da rede. O número é superior ao registrado no mesmo período do ano passado, quando foram contabilizadas 275 ocorrências.

Para evitar acidentes e garantir a segurança, a orientação é empinar pipas somente em locais abertos, como campos e parques, longe da fiação elétrica e de vias com grande circulação de veículos. Áreas como canteiros centrais de avenidas ou margens de rodovias oferecem riscos tanto de choque quanto de acidentes de trânsito.

Outro alerta importante é sobre o resgate de pipas presas nos fios: a recomendação é nunca tentar recuperar o brinquedo em estruturas ligadas à energia elétrica. A proximidade com a rede pode provocar choques graves ou fatais.

A concessionária CPFL Paulista, que atua na região, reforça as orientações por meio da campanha Guardião da Vida, que promove ações educativas sobre segurança elétrica. Segundo Raphael Campos, gerente de Saúde e Segurança da CPFL Energia, a atenção deve ser redobrada:

“Tenha o cuidado de soltar pipa longe da rede elétrica e nunca use cerol ou linha chilena, são perigosos. Se a pipa enroscar nos fios, em hipótese alguma tente resgatá-la”, alerta.

Cerol e linha chilena são proibidos por lei

O uso de cerol ou linha chilena é proibido em todo o estado de São Paulo, conforme determina a Lei Estadual nº 12.192/2006. Além do risco de choques elétricos, esses materiais têm alto poder cortante e podem provocar acidentes graves com pedestres, ciclistas e motociclistas.

Em Botucatu, o uso de cerol em linhas de pipa também é proibido por Lei Municipal e acarreta multa de R$ 1 mil para quem for flagrado utilizando esse material cortante. Caso o infrator seja menor de idade, os responsáveis legais responderão pela multa. 

Como denunciar

A população pode colaborar com a fiscalização:

Denúncias sobre o uso de cerol podem ser feitas à Guarda Civil Municipal, pelo telefone 153.

Denúncias sobre a venda de cerol devem ser encaminhadas à Procon ou ao setor de fiscalização da Prefeitura.

Dicas para empinar pipa com segurança:

Escolha locais abertos, longe de redes elétricas ou vias movimentadas;

Não use cerol ou linha chilena — além de perigosos, são proibidos por lei;

Evite “rabiolas”, que podem se enroscar nos fios;

Não utilize papel alumínio, pois conduz eletricidade;

Se a pipa ficar presa nos fios, nunca tente resgatá-la.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Gold Silver
Oferecimento