Fase Vermelha, que impõe severas restrições na economia, começa hoje em Botucatu

Cidade
Fase Vermelha, que impõe severas restrições na economia, começa hoje em Botucatu 29 junho 2020

Botucatu, por estar na regional de Bauru, é rebaixada para a fase vermelha; veja os dados

Foto Acontece Botucatu

Botucatu começa nesta segunda-feira, dia 29, a viver novamente a Fase Vermelha do Plano São Paulo. O rebaixamento (a região estava na laranja) foi anunciado na última sexta-feira, 26, pelo Governador do Estado, João Doria.

Nesta fase somente os seguimentos chamados de essenciais podem abrir. Bares, lanchonetes, restaurantes e similares não podem funcionar para o público, apenas com entregas. O comércio de rua e Shopping não podem abrir as portas, segundo o decreto estadual.

O Governo do Estado dividiu o estado em regionais de Saúde no fim de maio, quando anunciou o Plano São Paulo. Botucatu está inserida na região de Bauru, porém, tem uma situação mais confortável com relação ao item ocupação de leitos.

A taxa de ocupação de leitos é um dos principais requisitos do Governo Paulista para manter a flexibilização, objetivo que está sendo cumprido em Botucatu. O recomendável é estar abaixo de 60%.

Para se ter uma ideia, Bauru tem quase 100% de ocupação de leitos UTI para covid-19 em seu Hospital Estadual, o que leva a crer que o número de casos positivos pode ser maior do que é divulgado pela Prefeitura diariamente.

As regiões de Araçatuba, Rio Preto e Sorocaba retornaram à fase vermelha. Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente e Registro não avançaram e seguem, também, com autorização para o funcionamento apenas dos serviços essenciais.

Veja no link a seguir a nova fase apresentada pelo Governo de São Paulo 20200626_Coletiva_vf

Neste domingo, 28, o Hospital das Clínicas de Botucatu tinha apenas 46% de ocupação e o Hospital Unimed até ontem apresentava 20% de ocupação. Além disso, o Hospital das Clínicas tem 30 leitos UTI só para covid-19, se dando ao luxo de levar pacientes de enfermaria para a UTI, com o objetivo de uma melhor assistência.

Botucatu também está testando em massa a população, um dos requisitos do governo estadual. São no total 25 mil testes RT-PCR. Dados epidemiológicos mostram que mesmo fazendo busca ativa de novos infectados, o número de casos positivos por dia está diminuindo em Botucatu se houver uma comparação com a média estadual.

Para melhorar a situação, a Prefeitura de Botucatu apresentou no sábado, 27, um novo método que potencializar o processamento dos exames para coronavírus na cidade. Trata-se de uma espécie de robô, que será capaz de produzir 1000 resultados de testes em apenas um dia.

Desta forma, Botucatu potencializa a testagem em massa como nenhuma outra cidade no estado. A ação é uma parceria entre Prefeitura, Hospital das Clínicas, Faculdade de Medicina e Caio Induscar, que patrocinou o aparelho. A empresa foi representada pelo Executivo Marcelo Ruas.

Como Botucatu está atrelada a Bauru

Antes do plano São Paulo, proposto pelo governo estadual, o cenário epidemiológico de Bauru considerava 39 municípios da chamada Região Administrativa. Nesse quesito, Botucatu seria incluída na região de Sorocaba.

Com a mudança proposta pelo Estado, toda a abrangência do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-6), responsável por 68 cidades, passou a ser considerada. O que significa a inclusão de municípios das regiões de Botucatu e Avaré.

Prefeitura recorreu duas vezes

Pardini

A Prefeitura de Botucatu recorreu, mas não conseguiu êxito em um mandado de segurança impetrado no Plantão do Tribunal de Justiça. Após a publicação da sentença na última quinta-feira, dia 18, os Procuradores do Município recorreram da decisão, mas até agora não houve decisão.

Como tem melhores números que Bauru, em quase todos indicadores, a Prefeitura de Botucatu, se baseia juridicamente em critérios estabelecidos pelo “Plano São Paulo”, do Governo Estadual, que projetou todos os indicadores, como ocupação de leitos Covid-19, leitos Covid-19 por 100 mil habitantes, variação de casos positivos, variação do número de internações e variação do número de óbitos.

Os índices acompanhados diariamente no Município comprovam que Botucatu estaria compreendida na fase amarela do Plano. Os argumentos não foram suficientes até o momento no entendimento dos Desembargadores do TJSP.

A faixa laranja prevê, por exemplo, horário reduzido de funcionamento de shoppings centers, das 6 horas na fase amarela, para 4 horas diárias neste atual cenário. O horário de atendimento do comércio e serviços também deve ser reduzido para quatro horas.

O que pode cada fase?

A fase 3 (amarela) de flexibilização permite a reabertura parcial de atividades, como comércio de rua, shoppings, bares, restaurantes e similares e salões de beleza.

Na fase 2 (laranja) é permitida a abertura do comércio com restrições e proíbe o funcionamento de restaurantes.

Já na fase 1 (vermelha), a mais restritiva, apenas atividades essenciais, como supermercados e farmácias, podem funcionar.

 

 

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
SABORES DE VERÃO
Oferecimento