18 dezembro 2025
Mostra que une arte, cuidado e inclusão social segue aberta ao público até 1º de fevereiro de 2026 em Botucatu.

Devido ao sucesso de público, a exposição “Fios de Sonhos” teve seu período de visitação prorrogado até o dia 1º de fevereiro de 2026 na Pinacoteca Fórum das Artes, em Botucatu. A mostra é resultado de um trabalho coletivo desenvolvido ao longo de seis meses pelo Instituto Botucatu (IBot) e pela Oficina Terapêutica Estação Girassol, com patrocínio da Bracell, por meio do Edital de Projetos do Bracell Social.
Aberta ao público desde novembro, a exposição apresenta peças produzidas por atendidos da saúde mental do CAIS Professor Cantídio, reunindo arte, cuidado e inclusão social em um mesmo espaço. O projeto evidencia a arte como ferramenta de expressão, fortalecimento de vínculos e transformação social.
Criação coletiva e transformação
Com coordenação da designer têxtil Daniela Karam, o projeto estimulou o aprendizado de novas técnicas e a ampliação do repertório artístico dos participantes. Além da tradicional técnica Esmirna, os grupos passaram a desenvolver cachepôs, bolsas, panos de prato, toalhas, pesos de porta, entre outros objetos artesanais, muitos deles com potencial de geração de renda.
Mais do que produtos, as obras carregam histórias de colaboração, pertencimento e reconstrução pessoal, refletindo o impacto positivo do design social na saúde mental e na inclusão produtiva. As peças podem ser reservadas ou encomendadas durante o período de visitação.
Segundo Fernanda Mendes de Carvalho, especialista de responsabilidade social da Bracell em São Paulo, iniciativas como o Fios de Sonhos demonstram o poder transformador da arte quando aliada ao estímulo à autonomia e ao desenvolvimento criativo, fortalecendo vínculos e ampliando oportunidades.
Realizado entre junho e outubro de 2025, o projeto consolidou uma rede de cooperação entre instituições locais e patrocinadores, reforçando o papel da arte como instrumento de cuidado, inclusão e cidadania em Botucatu.
Compartilhe esta notícia








