Exposição de fotografias retrata trabalho da Guarda Municipal

Cidade
Exposição de fotografias retrata trabalho da Guarda Municipal 21 julho 2011

Depois das solenidades realizadas na Câmara Municipal, Ato Cívico em frente a sede da Corporação e plantio de árvores com crianças, a Guarda Civil Municipal (GCM) dando sequência ao cronograma de comemorações do seu 5º ano de atividades em Botucatu, iniciou nesta quinta-feira (21) uma exposição de fotos, em frente ? Prefeitura Municipal de Botucatu.

A exposição que retrata o trabalho desenvolvido pelos agentes no cotidiano do trabalho, seja na área de repressão como na prevenção, atraiu dezenas de pessoas que passaram pela Avenida Sant´Ana.

“Acho importante a Guarda mostrar o trabalho que vem sendo feito e nós só temos a elogiar o trabalho desenvolvido. Você chama e ela está pronta para atender”, disse o industriário Osmar Vargas Cardoso, 45. “Podemos dizer que a Guarda é mais um braço da população”, opinou a costureira, Maria de Lurdes Giardia, 53. “O que mais chama a atenção é a educação com que eles tratam a comunidade”, colocou o feirante Marcos Denardi Salgado, 32.

“Nunca precisei da Guarda, mas a gente só ouve falar bem do trabalho deles”, acrescentou a também feirante, Neísa Ramada Pires, 44.
No início de suas atividades na Cidade, a GCM contava com 30 guardas e hoje, cinco anos depois, a corporação trabalha com 65 agentes. “O reflexo do aumento do efetivo foi a crescente procura pelos serviços. Apenas no ano de 2010, a GCM realizou mais de 30 mil ações. Levantamentos indicam que em 2011, o telefone de emergência recebe, em média, mais de 1.500 ligações por mês”, enumera o secretário de Segurança Pública, delegado Adjair de Campos.

Outro detalhe citado por Campos diz respeito aos investimentos que foram feitos pela administração como estruturação e descentralização da corporação, reforma, ampliação e construção de novas sedes, compra de viaturas, armamentos (inclusive armas letais), fardamento e treinamento dos guardas, além da instalação de câmeras de segurança em pontos estratégicos do município.

Lembra o secretário que em 2009 foi reformulado o planejamento geral de atuação da GCM onde foram implantados vários programas de policiamento. Cita o GEPOM (Grupo Especializado em Patrulha com Motos); GPA (Grupo de Prevenção Ambiental) que promove a patrulha nas áreas rurais do município; GAPE (Grupo de Ações Preventivas Especiais), responsável pelo apoio ? s demais viaturas atuando em ocorrências de maior complexidade; Patrulha Escolar (responsável pela segurança de todas as unidades escolares do município); Patrulha Comunitária (viaturas que fazem os atendimentos diários de ocorrências), responsável pela segurança dos bairros onde a prioridade é a aproximação e a orientação da população.

{n}Fotos: Valéria Cuter

{bimg: 24577:alt=interna1:bimg}
Compartilhe esta notícia
Oferecimento
sorria para economia 2
Oferecimento