Executivo quer adotar medidas para reduzir circulação de veículos pesados na vicinal Alcides Soares

Cidade
Executivo quer adotar medidas para reduzir circulação de veículos pesados na vicinal Alcides Soares 21 janeiro 2017

O tráfego intenso de veículos pesados tem causado uma série de problemas e aumentado os riscos de acidentes na estrada vicinal Alcides Soares, principal via de ligação com o distrito de Vitoriana. Preocupado com a situação, o prefeito de Botucatu, Mário Pardini, reuniu-se com parte de sua assessoria nesta sexta-feira (20) para discutir uma série de medidas a serem implantadas para melhoria das condições no local.

A circulação de treminhões e de caminhões com carga acima do peso permitido fez com que em muitos pontos o asfalto cedesse, abrindo buracos e saliências que colocam em risco quem transita pela estrada. A falta de acostamento torna a situação ainda mais grave. Nos últimos dias tem sido comum treminhões que transportam madeira e cana de açúcar quebrados, impedindo o trânsito em pontos perigosos.

“Tenho recebido várias reclamações sobre a situação na Alcides Soares. Inclusive o relato de uma pessoa que perdeu o pai em um acidente envolvendo um treminhão. Essa estrada não foi projetada para receber esse tipo de veículo. Temos que tomar providências para que a estrada seja mantida em condições adequadas ao tráfego. Do contrário outros acidentes graves acontecerão no local”, afirma Pardini.

Ao final do dia, o prefeito e seu grupo de trabalho estiveram reunidos com representantes da Polícia Militar para discutir medidas que poderão ser adotadas para controlar e disciplinar o tráfego de veículos pesados na Alcides Soares. O capitão Alexandre Cagliari, comandante da 1ª Companhia da PM, colocou-se à disposição para colaborar e apresentou sugestões que serão avaliadas pelo Executivo Municipal.

Entre as propostas discutidas e que já encontram consenso para serem adotadas estão a proibição do tráfego de treminhões na vicinal Alcides Soares e adoção de mecanismos de fiscalização para garantir que os veículos de carga circulem dentro da tara (peso) permitida. Além disso, representantes das empresas que utilizam a estrada para escoamento de matéria prima e produtos utilizando veículos pesados serão chamados para uma reunião para discutir os problemas que envolvem a estrada. “Acho justo propor uma parceria para que a conservação da estrada aconteça de maneira perene. Vamos tentar avançar nesse sentido”, antecipa Pardini.

Como muitos veículos também utilizam a vicinal como alternativa para desviar de rodovias onde existe pagamento de pedágio e controle de peso através de balança, a Prefeitura também levará o caso para discussão com a direção do DER (Departamento de Estradas de Rodagem), em São Paulo. “Vamos acionar o deputado Fernando Cury para agendar essa audiência. Precisamos coibir os excessos e o mau uso da estrada que vem acabando com o pavimento da Alcides Soares e oferecendo sério risco para as pessoas”, finaliza o prefeito.

Assessoria de Imprensa da Prefeitura

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento