Entenda o feriado da padroeira de Botucatu, celebrado neste sábado (26)

Cidade
Entenda o feriado da padroeira de Botucatu, celebrado neste sábado (26) 26 julho 2025

Feriado de 26 de julho homenageia Sant’Ana, padroeira de Botucatu desde os tempos da fundação da cidade.

Arquivo Acontece Botucatu

Neste sábado, 26 de julho, Botucatu celebra o Dia de Sant’Ana, padroeira do município. A data é marcada por um feriado municipal, estabelecido oficialmente pela Lei nº 402, de 2 de julho de 1954.

Já na lei municipal 4370 de 7 de abril de 2003, sancionada pelo então prefeito Mario Ielo, ficaram definidas as datas comemorativas da cidade em ordem cronológica

No dia 23 de dezembro de 1843 o Capitão José Gomes Pinheiro Vellozo fez a doação de terras para a criação do Patrimônio da Freguesia de Sant’Anna de Botucatu, que passou a ser considerada a data de fundação da cidade. 

Quem foi Sant’Ana e sua ligação com Botucatu

Sant’Ana, ou Santa Ana, é considerada pela tradição cristã como a mãe de Maria e avó de Jesus Cristo. É um dos nomes mais venerados do catolicismo e símbolo de fé, proteção e sabedoria. Em Botucatu, sua devoção está presente desde os primórdios da formação da cidade.

A ligação com a santa remonta a 1830, quando a primeira imagem de Sant’Ana teria chegado à região, trazida por tropeiros e desbravadores. Em 1843, ao ser criada a Freguesia de Sant’Anna de Botucatu, a santa passou a ser oficialmente reconhecida como padroeira da localidade.

A ligação do Capitão José Gomes Pinheiro com Sant’Ana vai mais além, já que sua esposa, Anna Florisbela Machado de Oliveira e Vasconcellos, foi quem trouxe para a região uma imagem de Sant’Ana esculpida em terra-cota em meados de 1830. Esta é a primeira imagem da padroeira que se tem registro em terras botucatuenses. 

Por que é feriado?

Em reconhecimento à forte devoção local e à importância religiosa e histórica de Sant’Ana para Botucatu, a data de 26 de julho foi incluída no calendário oficial como feriado municipal. Desde então, é um dia de homenagens, missas, festas populares e manifestações culturais ligadas à fé católica.

Como é celebrada a data?

A principal celebração acontece na Catedral Metropolitana Basílica Menor de Sant’Ana, com missas solenes, procissões e eventos comunitários. Também é realizada a tradicional Festa de Sant’Ana, com programação musical, praça de alimentação e atividades na Praça Rubião Júnior, no centro da cidade.

Além disso, diversos serviços públicos e comércios fecham ou operam em horário especial, conforme determinações da Prefeitura.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Refis 2025
Oferecimento