

Depois de uma semana caótica, a empresa Stadtbus, após pedido do Acontece Botucatu feito na última segunda-feira, dia 12, se posicionou sobre os últimos incidentes ocorridos no transporte coletivo da cidade. Ônibus sem freio que colidiu com veículos, pneus carecas, carro recolhido pela Polícia Militar por falta de manutenção, diversas multas aplicadas pela Polícia Rodoviária, entre outros problemas mecânicos, sem contar o lamentável episódio das multas. Tudo isso em menos de uma semana.
Através de sua matriz no município de Santa Cruz do Sul, estado do Rio Grande do Sul, a empresa se manifestou em comunicado direcionado à imprensa de Botucatu. A nota fala dos acertos em 25 anos de atuação no ramo, dificuldades econômicas e técnicas, problemas enfrentados nos últimos meses e até sabotagem em Botucatu. Por fim, pede desculpas à população e diz que acertará novamente. Confira.
“A Stadtbus tem presença há mais de 25 anos em diversas cidades de diversos estados. Há cinco anos aceitamos o desafio de virmos replicar nossa história de sucesso na comunidade de Botucatu. Acreditamos no projeto, e mesmo sem a exigência do Município colocamos todos os ônibus novos. Todos equipados com elevadores e a grande maioria fabricados em Botucatu. Enfrentamos monopólios, interesses, tanto que fomos a única empresa em todo o Brasil, que não fosse a empresa que já operava na cidade, que aceitou o desafio de participar no processo licitatório.
E somos sabedores que estes mesmos grupos querem recuperar o espaço perdido ainda com a vantagem de redução de taxas e melhor tarifa. Mas quis o destino que nestes anos enfrentássemos a maior crise da história do Brasil, que vem se agravando no setor de transporte desde 2012.
Neste período já passaram três empresas pela outra área de Botucatu; e somente neste ano, fruto da crise econômica perdemos mais de 250 mil passageiros. Tivemos que sobreviver, mesmo com a necessidade de reverter aos cofres municipais quase o dobro da taxa de concessão da outra operadora na cidade.
Enquanto isso muitas cidades se valeram de reduzir os impostos, pagar as gratuidades com receita extratarifária ou até subsídios para minimizar a crise. Apesar das dificuldades, mantivemos o imposto municipal rigorosamente em dia. E este clima de desânimo pesou sobre nossa equipe e tivemos que demitir, substituir, e, erramos.
Não fruto de investimentos, mas do moral da nossa equipe que como a de todos os brasileiros, se acha tão abalado. Tivemos inclusive sabotagem com areia colocada no motor dos ônibus. Vejam que nos dois casos de repercussão a falha ocorreu por desatenção ou imperícia. A saber todos nossos ônibus são equipados com freio a ar, que na ocorrência de falha, por segurança se auto bloqueiam.
Mesmo assim mantivemos sempre a frota com idade inferior a exigida. Porém ao colocarmos todos os veículos novos ao mesmo tempo, tivemos também todo processo de necessidade de revitalização simultânea, o que nos trouxe problemas.
Queremos nos desculpar, reconquistar a sua confiança e propomos medidas fortes: – Revisar o modelo gerencial trazendo a direção da empresa para atuar sequencialmente aqui. Investir 1 milhão em veículos novos imediatamente e mais 1 milhão, em 3 meses, bem como renovar a metade da frota em 2017. – Deslocar os veículos para, além de nossa revisão, fazerem avaliação em concessionária autorizada. – Submeter todos os veículos a inspeção veicular do Inmetro (selo) para confirmação de que estamos fazendo. – Reinvestir no moral da equipe com contratação, de treinamento e tomada de recursos para pagamento da 2º parcela do 13º ainda hoje. – Criar canal aberto de comunicação com a direção da empresa, sem revanchismo buscando diálogo construtivo com a secretaria de transporte e comunidade. Tenham certeza que faremos de tudo para que Botucatu se orgulhe do nosso trabalho como nos orgulhamos de fazer parte desta comunidade. Vamos acertar novamente”, diz a nota que vem assinada pela direção Stadtbus Transportes Ltda.
Compartilhe esta notícia