O Conselho Municipal de Turismo de Botucatu, em atenção à reunião ordinária realizada em 1º de março de 2018, emite esta nota à imprensa para informar que tem total interesse em apoiar, fomentar e colaborar com o desenvolvimento econômico através do turismo responsável e sustentável a partir da regulamentação própria que venha permitir a prática das atividades OffRoad <fora da estrada> em suas diversas modalidades no município de Botucatu.
A solicitação desse apoio partiu do grupo denominado “Guardiões da Cuesta”, composto por praticantes da modalidade Off-Road nos municípios de Bofete, Botucatu, Pardinho e São Manuel. O grupo possui como principais objetivos: regulamentar a prática das atividades na região; auxiliar as Forças de Segurança na identificação de seus membros e denunciar eventuais infrações cometidas nas áreas rurais; trabalhar em parceria com os conselhos municipais de Meio Ambiente e Turismo para mapear trajetos permitidos; colaborar para o fim das invasões de propriedades rurais particulares e degradação ambiental em áreas de proteção permanente; além de elaborar manual de boas práticas em conjunto com entidades interessadas.
A Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu, por sua assessora Luciana de Andrade Alho, informa que não procede a pretensão da Secretaria Adjunta de Turismo de Botucatu em bloquear ou impedir acessos às trilhas hoje existentes utilizadas para as práticas das modalidades Off-Road, e que rumores ao contrário atrapalham o avanço do diálogo com a sociedade civil organizada, proprietários dos imóveis rurais e seus praticantes.
Destacamos que o Conselho Municipal de Defesa ao Meio Ambiente de Botucatu-COMDEMA é o responsável por analisar, coordenar e deferir processos de autorização para a prática das atividades em áreas de proteção ambiental no município de Botucatu, e atualmente está à frente desse diálogo em conjunto com o Ministério Público local para atender ao Inquérito Civil instaurado em razão de denúncia de degradação ambiental.
Observamos também que não compactuamos com o lazer e o turismo predatório irregular, tão pouco com a invasão de propriedades particulares e violação de direitos públicos e privados. Salientamos nosso interesse em dialogar com a população e aconselhar o Poder Público no avanço do turismo responsável e sustentável no município de Botucatu como forma de desenvolvimento social e econômico.
Por fim, informamos que nossa próxima reunião aberta está prevista para acontecer no dia 05 de abril de 2018, das 18:00 às 20:00, na Casa dos Conselhos (Rua Maria Rosa Santiago, 152, Botucatu).
Compartilhe esta notícia