Discussão dos rodeios: Filas já são formadas na Câmara horas antes da sessão

Cidade
Discussão dos rodeios: Filas já são formadas na Câmara horas antes da sessão 02 maio 2018

O entorno da Câmara Municipal já está cheio de pessoas para a sessão ordinária desta noite, quarta-feira, dia 02. Desde às 6 horas as primeiras pessoas já se aglomeravam nas dependências do Legislativo, contrários e favoráveis aos rodeios.

Um caminhão foi estacionado logo nas primeiras horas da manhã, junto com um carro de som. Há filas nas ruas João Passos e Marechal Deodoro, ambas na praça Emílio Pedutti. Militantes de ambos os lados colocaram cadeiras e barracas ao redor do prédio.

A Sessão da Câmara começa às 20 horas e mais uma vez terá na pauta o Projeto de Lei 73/2017, que institui a Política de Bem-Estar Animal. A capacidade da Casa de Leis é de aproximadamente 110 pessoas, mas por questões de segurança o acesso será ainda mais limitado.

A Câmara divulgou que 90 pessoas entrarão no prédio às 19 horas e serão distribuídas da seguinte forma: Os primeiros 70 presentes na fila formada desde às 6 horas. Após o ingresso desse número, 10 pessoas favoráveis ao rodeio e 10 pessoas contrárias terão acesso.

De acordo com informações, o clima é de tranquilidade e não houve nenhum registro de desentendimento até o início desta tarde. Algumas pessoas seguram cartazes para serem exibidos no trânsito, sempre imenso no local.

Segundo as lideranças do grupo favorável aos rodeios, haverá um churrasco na Praça do Bosque para os presentes e o convite seria feito também para os manifestantes contrários ao tema. Apesar do clima de paz, uma viatura da GCM faz o monitoramento do local.

O projeto

A polêmica em torno da matéria o rotulou o PL 73/2017 como o ‘Projeto dos Rodeios’, deixando equivocadamente em segundo plano seu verdadeiro objetivo, que é a discussão das políticas e bem-estar animal como um todo. Emendas que abrem brechas para provas de laço e rodeios com o uso do sedém tomaram conta das discussões, não só na Câmara, como nas redes sociais. Mas nesta noite um novo capítulo deve ser inserido nesta novela.

O vereador Paulo Renato (PSC) deve apresentar uma nova emenda revendo alguns outros pontos e espera que os assuntos sejam discutidos. Entre os itens, segundo disse o vereador ao Acontece Botucatu, estão a questão dos animais de grande porte em áreas urbanas, emendas propostas por agricultores, além da polêmica discussão em torno do artigo 9º.

Há também uma proposta de discussão em cima da mensagem do Prefeito Mário Pardini no projeto, que versa sobre a proibição de bebidas alcoólicas nesses eventos. A ideia é que seja uma emenda coletiva, ou seja, assinada por vários vereadores. O uso ou não de apetrechos como o sedém ainda alimenta boa parte da polêmica.

Atualmente a realização de Rodeios com o uso deste item não é permitida em função da Lei Municipal nº 4.904/2008, artigo 36, que versa sobre a utilização de sedém em animais. No projeto 73/2017 enviado pela Prefeitura a proibição é mantida, sendo que a emenda foi proposta e assinada pelos vereadores Paulo Renato (PSC), Carreira (PSB), que defendem os rodeios, além do vereador Cula (PSC), que era contra, mas mudou de posição.

Manifestações no plenário

A presença do público nas dependências da Câmara na última sessão foi pacífica, em que pese uma ou outra discussão ocorrida antes do início dos trabalhos parlamentares. Mas o Presidente da Câmara Municipal Izaias Colino teve um certo trabalho.

O público presente se manifestou com aplausos para vereadores que assinaram a emenda, o que é proibido pelo Regimento Interno da Câmara. Por algumas vezes Izaias Colino teve que intervir para conter as manifestações.

Em uma delas, o público vaiou o vereador Abelardo, que no uso de sua palavra no grande expediente não se conteve e provocou o público presente.

Vai e vem do projeto

Essa é a quarta vez que o projeto entra na pauta de votação. No dia 09 de abril o projeto foi retirado após pedido do vereador Zé Fernandes (PSDB). No dia 16 foi a vez do vereador Abelardo pedir vista. Na última discussão o parlamentar Paulo Renato pediu vista.

A emenda precisa de 6 votos para aprovação e hoje conta oficialmente com apenas 3 favoráveis. Mas é impossível prever quando algum vereador possa mudar de opinião, como o caso de Cula (PSC), que há dois meses atrás falou em uma audiência pública que votaria contra rodeio e hoje assina a emenda ou mesmo de Jamila Cury Dorini, que também encabeçava a emenda e pediu para retirar sua assinatura. A sessão da Câmara nesta quarta-feira começa às 20 horas.

Compartilhe esta notícia
Oferecimento
Salles institucional
Oferecimento